Montalegre é a capital da canoagem portuguesa
Este sábado, a capital do Barroso, Montalegre é palco da realização da Taça de Portugal de Maratona, do Troféu Nacional de Esperanças e da Seletiva Nacional de SUPC Longa Distância.
Três competições que reúnem cerca de 800 canoístas na albufeira do Alto Rabagão
Montalegre, a capital do Barroso
Montalegre, a capital do Barroso, assume, já este sábado (21 de agosto), o estatuto de capital da canoagem portuguesa, com a organização da Taça de Portugal de Maratona, do Troféu Nacional de Esperanças e da Seletiva Nacional de SUPC Longa Distância.
Três provas que concretizam uma parceria promissora entre o município de Montalegre e a Federação Portuguesa de Canoagem, que pretende levar a prática da modalidade a todo o território nacional.
“Montalegre insere-se na estratégia da Federação de levar a canoagem ao interior do país, potenciando e desenvolvendo a modalidade em zonas onde não existem polos de canoagem”, revela Vítor Félix.
O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem a esperar que Montalegre seja “o espelho de mais uma grande festa da canoagem portuguesa”.
Cerca de 800 atletas nas três provas
As duas competições e a seletiva nacional vão reunir cerca de 800 atletas em Montalegre, concelho que recebe, pela primeira vez, provas do calendário competitivo da Federação Portuguesa de Canoagem.
Um dia que a família da canoagem portuguesa vai ter a oportunidade de mostrar o espírito diferenciador da modalidade, pautado pelo companheirismo e entreajuda, duas características que também fazem parte da marca identitária das gentes de Montalegre.
O Rio Rabagão, na aldeia de Penedones, junto à albufeira do Alto Rabagão (Barragem dos Pisões), recebe, a partir das 10h30, a Taça de Portugal de Maratona.
Em Montalegre, esta competição vai ter o “bónus” de servir de Seletiva Nacional em algumas embarcações para o Campeonato do Mundo de Maratona, agendado para Bascov, na Roménia, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro.
Taça de Portugal de Maratona
Na Taça de Portugal de Maratona, destaque para a presença de José Ramalho, sete vezes campeão da Europa e que, no passado dia 10 de julho, em Moscovo, na Rússia, conquistou mais uma medalha de ouro no Europeu de Maratona.
José Ramalho, além de dezenas de títulos nacionais, também apresenta no currículo dois segundos lugares (2012 e 2019) e três terceiros (2009, 2014 e 2016) em Campeonatos do Mundo de Maratona.
O programa competitivo previsto para Montalegre também prevê a realização do Troféu Nacional de Esperanças, com início previsto paras as 10h00.
Uma prova que vai colocar o futuro da canoagem portuguesa em ação no Rio Rabagão, com os cerca de 500 jovens canoístas a quererem mostrar que o futuro da modalidade tem mesmo tudo para continuar a ser risonho.
E como não há duas sem três, a albufeira do Alto Rabagão acolhe a Seletiva Nacional SUPC Longa Distância, também a partir das 10h00.
Uma seletiva nacional que tem como principal objetivo selecionar os atletas que vão representar Portugal no Campeonato do Mundo desta especialidade, promovido pela Federação Internacional de Canoagem e agendado para Balatonfured, na Hungria, entre os dias 9 e 12 de setembro.
Todas as informações sobre a Taça de Portugal de Maratona, o Troféu Nacional de Esperanças e a Seletiva Nacional de SUPC Longa Distância podem ser consultadas no site da Federação Portuguesa de Canoagem.


