João Faria vê confirmado 3º lugar no SATA Rallye Açores

Piloto de Rabo de Peixe explica razões da discórdia que o levam a não estar presente no Rallye Lotus

João Faria e Tomás Vultão foram mesmo os terceiros classificados do SATA Rallye Açores no que diz respeito aos pilotos que pontuam para o Campeonato de Ralis dos Açores.

Recorde-se que por altura do rali se instalou a dúvida, agora desfeita por completo com a retificação da tabela classificativa do campeonato de Ralis dos Açores por parte da FPAK. Segundo este documento oficial, João Faria soma os 17 pontos do terceiro lugar à geral.

Assim, João Faria é, neste momento, 4º classificado da geral de Absolutos no Campeonato de Ralis dos Açores, o 2º na tabela de Condutores Absoluto 2RM/2L (duas rodas motrizes), ocupando, ainda, igual posição no Grupo RC4. Tomás Vultão, pelo seu lado é 5º na tabela absoluta de navegadores e 2º entre os navegadores das 2 rodas motrizes e do Grupo RC4.

Apesar dos bons resultados alcançados pelo piloto de Rabo de Peixe e de estar claramente na luta pelas posições cimeiras das categorias em que compete, João Faria optou por não estar presente à partida do Rallye Lótus que este sábado se disputa na Ilha de S. Miguel. “Já não é a primeira vez que a nossa equipa não é tratada com o respeito que penso que merecemos por parte das organizações do GDC. Ano após ano têm-se verificado algumas situações que consideramos menos positivas, algumas com repercussões públicas e que não agradam aos nossos patrocinadores, como por exemplo a não entrega de troféus no local próprio que é o pódio. No SATA Rallye Açores, apesar da confusão gerada sobre quem seria o 3º das contas do Campeonato de Ralis dos Açores (que como fica agora provado foi a nossa equipa), teríamos, pelo menos, direito aos das categorias que vencemos, nomeadamente o referente às vitórias à geral das 2RM / 2L e do Grupo RC4, conforme o regulamento do campeonato. Não consideramos ser correto recebermos estes troféus no anonimato de uma sala da organização quando todos os outros tiveram direito a receber os seus prémios no pódio. Apesar dos repetidos pedidos de desculpa a situação nunca fica resolvida como se tem provado uma e outra vez.”

João Faria não conseguiu garantir os meios necessários para poder estar presente em todas as provas do Campeonato de Ralis dos Açores pelo que a decisão de não fazer o Rallye Lotus acaba por ser natural. “Infelizmente foi preciso escolher quais as provas em que vamos estar à partida e neste caso claro que prefiro estar onde me sinto bem e onde considero que somos tratados em pé de igualdade com todos os outros”, explica o piloto do Peugeot 206 RC.

Foto de: António Bettencourt

Parceiros