NAC TRAIL, ATREVA-SE, PARTICIPE E SURPREENDA-SE!

NAC Trail

Nesta 3ª edição do NAC Trail a partida e chegada do evento foi deslocada para o Centro de Treinos do Núcleo de Atletismo de Cucujães.

Olhando à localização da Vila de Cucujães, o ponto de partida e chegada do NAC Trail 2022, poderá pensar-se que a mesma se desenrola em ambiente urbano, puro engano!

O evento é composto por três vertentes, caminhada 10km, trail curto 17km e trail longo 29km e vai realizar-se a 23 de Ooutubro.

Inscrições

Página do evento 2022

Página do NAC Trail

No NAC Trail, tens tudo para te desafiar e te superares

Percorrendo montes e vales, rios e ribeiras, os participantes vão-se embrenhar em bosques únicos de carvalhos, loureiros e azevinhos, ouvindo o som quase permanente das águas de várias linhas de água, onde se destacam os rios Úl, Cercal e Antuã.

Muitos destes trilhos foram utilizados por moleiros, aproveitando a força das águas que alimentavam os seus moinhos para moagem de cereais, mas alguns deles são bem mais antigos como um troço da Via Militar Romana, no lugar da Pica onde se destaca a ponte com o mesmo nome.

A Serra do Pereiro é o local de maior altitude do trail longo e aqui, em dias de céu limpo, a vista alcança a ria de Aveiro, o oceano Atlântico, as serranias circundantes destacando-se a serra da Freita, serra do Caramulo, com sorte a Serra da Boa Viagem na Figueira da Foz, e toda a zona sul da área metropolitana do Porto.

Atreva-se, participe e surpreenda-se!

Núcleo de Atletismo de Cucujães, um clube dinâmico

O Núcleo de Atletismo de Cucujães completou este ano 46 anos de existência, com várias modalidades como o BTT, Xadrez, Damas e Cultural, e como o próprio nome indica o Atletismo a modalidade rainha do Clube.

O NAC tem organizado ao longo da sua história várias iniciativas desportivas, culturais e atividades juvenis, das quais destacamos Meeting de Atletismo de Pista (1986 a 2000), Open de Xadrez da Vila de Cucujães, este torneio é o mais antigo de Portugal de partidas lentas ininterrupto este ano a 40ª Edição, também Torneio de Partidas Rápidas Memorial Armindo Landureza 39 edições.

Campos de Trabalho Internacionais onde jovens oriundos de vários países de todo o mundo participavam (1992 a 2004), no Cultural as Noites Quentes de Inverno que já vai na edição 38ª com atividades culturais.

A secção de BTT para além participar em inúmeras provas organiza a ROTA DO CUCO que já vai 10ª Edição.

O Atletismo ao longo destes anos de existência do clube tem formado centenas de atletas, e conquistado inúmeros títulos individuais e coletivos.

Rosário Gestosa – Núcleo de Atletismo de Cucujães

Primeira Campeã Nacional em 1995

Em 1995 tivemos a primeira Campeã Nacional a Rosário Gestosa, na prova de 100 metros barreiras, e as conquistas não pararam até aos dias de hoje.

Nuno Serra Campeão Nacional Absoluto no Peso (1996), António Salvador medalha de bronze por equipa europeu da maratona (1998) Budapeste, Rui Tavares em 2000 participou Mundiais de Juniores, Adrião Rodrigues Campeão Nacional 5000 metros (2011), Artur Rodrigues presença Campeonato Europa Montanha (2015, José Pinho nos lançamentos vários títulos Nacionais nos lançamentos em vários escalões, Eva Gonçalves presença FOJE 2019 no Disco e Martelo, Gaspar Araújo no comprimento e José Silva nos 3000 metros marcha Campeões Europeu Veteranos 2022.

Em Coletivos o NAC tem inúmeros títulos distritais de todos os escalões, a nível Nacional 2005 e 2011 Campeões 3ª Divisão e Campeão Nacional de Pista da 2ª Divisão em 2018 em masculinos.

Centro de Treinos António Pinho – Núcleo de Atletismo de Cucujães

A nível de infraestruturas temos o nosso Centro de Treinos António Pinho que existe desde 2016, e a nossa futura Sede que está para arrancar as obras para onde também vais ser Museu de Atletismo do Concelho de Oliveira de Azeméis.

Para quem os quiser seguir nas redes sociais poderá o fazê-lo aqui.

Parceiros

Deixe um comentário