IÚRI LEITÃO OBTÊM NOVO OURO E IVO OLIVEIRA PRATA

Iuri Leitão - Foto: UEC
Iúri Leitão voltou a sagrar-se Campeão da Europa, agora no scratch, e Ivo Oliveira foi Vice-Campeão da Europa de perseguição individual.
Mais um grande dia para a Seleção Nacional no Europeu de Pista, em Heusden-Zolder, que culminou na quinta medalha para Portugal.
Leia também
IÚRI LEITÃO SAGRA-SE CAMPEÃO DA EUROPA
Fonte: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo
Iúri Leitão voltou a destacar-se
Apenas um dia depois de dominar e vencer o ouro na corrida por pontos, Iúri Leitão voltou a destacar-se dos demais no scratch, conquistando o seu quarto título europeu na disciplina e o quinto para Portugal.
Uma corrida exímia do ciclista português, que dobrou quase todos os corredores e liderou a prova à frente do neerlandês Vincent Hoppezak e do britânico William Tidball.
“Foi uma corrida diferente, com o novo formato. Não sou um grande fã do formato, mas são as regras e temos de nos adaptar.
Tentei improvisar um pouco e no final consegui vencer mais uma vez. Fiquei muito feliz por perceber que a tática ainda resulta.
Vencer o título europeu é sempre muito especial. Foi o meu quinto título, mas a sensação é a mesma do primeiro. Estou muito feliz e orgulhoso”, referiu Iúri Leitão.
“O Iúri Leitão fez uma corrida perfeita, com uma inteligência enorme na leitura, conjugando as ações para poder chegar à vitória e renovar o título. Foi soberbo.
Sabíamos que tínhamos os holofotes em cima de nós, por isso abordámos a corrida com prudência.
Depois, foi um grande trabalho tático e estratégico do Iúri, bem como a sua capacidade física. O Iúri sai daqui Campeão Europeu com todo o mérito.
Estamos muito contentes e orgulhosos”, analisou Gabriel Mendes, Selecionador Nacional.
Prata para Ivo Oliveira no Europeu de Pista
Ivo Oliveira esteve igualmente em plano de evidência.
Logo ao início da tarde assegurou que conquistaria uma medalha ao qualificar-se na segunda posição para a final A da perseguição individual.
Na final, o português fez o seu melhor registo nesta e o melhor de Portugal na disciplina – 4:03.631-, mas foi insuficiente para superar o britânico Josh Charlton (4:02.882), tendo terminado a prova como Vice-Campeão da Europa.
“O Ivo Oliveira fez uma prova de excelência. Superou-se e conseguiu uma melhoria muito significativo do seu melhor tempo.
O nosso adversário fez um tempo com uma diferença significativa para nós na qualificação, mas sabíamos que tínhamos a final e que a recuperação podia fazer a diferença.
Procurámos otimizar a nossa corrida para lutar pelo título até ao final, mas não foi possível.
Há que dar os parabéns ao Ivo, porque fez uma performance espetacular, melhorou o seu tempo, conseguiu o melhor registo de Portugal na perseguição individual e esteve muito próximo do título Europeu”, explicou o Selecionador Nacional.
11.º lugar no scratch para Daniela Campos
Daniela Campos esteve em competição no omnium e começou muito bem, com um 11.º lugar no scratch e um segundo na Tempo Race, que a deixaram na terceira posição da classificação geral do omnium.
No entanto, o 20.º lugar na eliminação afastou-a da luta pelos primeiros lugares.
Ainda assim, depois de uma boa prestação na corrida por pontos, a jovem portuguesa terminou no 12.º lugar, com 66 pontos.
A neerlandesa Lorena Wiebes venceu o ouro, a britânica Madelaine Leech a prata e a dinamarquesa Amalie Dideriksen o bronze.
“A Daniela Campos começou muito bem o programa do omnium, que é sempre muito exigente e foi a primeira vez que o fez num Campeonato da Europa.
Nas primeiras duas corridas esteve muito bem, foi pena a corrida de eliminação.
Apesar de partirmos numa posição muito boa, não conseguimos tirar partido da mesma e fomos eliminados muito cedo.
Na corrida por pontos, a Daniela deu uma boa resposta e procurou atacar a corrida.
No geral, esteve bem e teve uma boa atitude competitiva. Agora é continuar a trabalhar e corrigir aquilo que não correu tão bem”, considerou o Selecionador Nacional.
Calendário de Portugal para Sábado
Este sábado, a participação da Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Pista, continua, com Ivo Oliveira a disputar o omnium e Maria Martins a corrida por pontos.
Está prevista apenas transmissão em diferido na Eurosport 2.
13h – Qualificação do Omnium Masculino, Ivo Oliveira
14h31 – Omnium Masculino I (Scratch), Ivo Oliveira
15h57 – Omnium Masculino II (Tempo Race), Ivo Oliveira
17h37 – Omnium Masculino III (Eliminação), Ivo Oliveira
19h01 – Omnium Masculino IV (Corrida por Pontos), Ivo Oliveira
19h55 – Final da Corrida por Pontos Feminina, Maria Mar