O Norte Alentejano O’ Meeting está a chegar

Reconhecidamente um dos mais importantes eventos da temporada, o Norte Alentejano O’ Meeting está a chegar. Distribuindo as suas atenções pelos municípios de Castelo de Vide e Marvão, o NAOM 2015 repete o modelo de sucesso da edição anterior, dando início a uma série de quatro fins de semana consecutivos nos quais Portugal será a Meca dos orientistas de todo o Mundo.

Pela terceira vez em nove edições, Castelo de Vide volta a ser o epicentro da Orientação à escala mundial, acolhendo o Norte Alentejano O’ Meeting 2015. Desta feita, porém, não colhe o exclusivo, já que o programa prevê uma incursão no município vizinho de Marvão. Organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, numa parceria com os municípios de Castelo de Vide e Marvão, Federação Portuguesa de Orientação e Federação Internacional de Orientação, o evento terá lugar no fim de semana de 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2015, atraindo uma vez mais as atenções de atletas portugueses e estrangeiros.
Como habitualmente, a organização vai preparar uma ação de formação em Castelo de Vide, para todos aqueles que desejam tomar contacto com a modalidade de uma forma pedagógica. A ação realiza-se nos dias 20 e 21 de dezembro, nas instalações do centro Municipal de Cultura, (parte teórica) e nos mapas de Póvoa e Meadas e Castelo de Vide (parte prática).

O evento dará o pontapé de saída no Vale da Silvana – que alguns recordarão ainda como tendo sido o palco da derradeira etapa da segunda edição do NAOM disputada em 2008 –, num mapa novo assinado por Raquel Costa e Tiago Aires. Os percursos têm desenho de Victor Delgado e João Alves para uma etapa de distância média a fazer adivinhar desafios de elevada exigência técnica e física. Da parte da tarde do primeiro dia, as atenções irão estar centradas na encantadora Vila de Marvão para uma etapa de sprint WRE, pontuável para o respetivo ranking da Federação Internacional de Orientação. Trata-se do regresso a um dos melhores e mais desafiantes mapas de sprint existentes em Portugal, depois de aqui se ter assistido, no início de Junho de 2012, à decisiva etapa do Campeonato Nacional de Sprint. Distinguido no concurso “Percurso do Ano” com o 15º lugar a nível mundial pelo seu traçado da prova de sprint WRE do NAOM 2014, Hugo Borda d’Água é novamente o responsável pelo traçado de percursos, sobre mapa de Armando Rodrigues, atualizado “de fresco” por Tiago Aires. O NAOM 2015 encerra no dia 01 de fevereiro com nova etapa de distância média no mapa novo de Vale D’Ornas, em terrenos com tanto de beleza como de desafio técnico. Raquel Costa foi a cartógrafa do mapa, sendo o traçado de percursos da autoria de Tiago Leal. Importa referir que Luís Sérgio é o responsável pela supervisão FPO e que as etapas de distância média pontuam para a Taça de Portugal de Orientação Pedestre nível 1 e a prova de sprint faz parte do Circuito Nacional Urbano CiNU 2015.

Com início em 2007, o Norte Alentejano O’ Meeting teve no romeno Ionut Zinca e na finlandesa Riina Kuuselo os seus primeiros vencedores. Os franceses Thierry Gueorgiou e Amélie Chataing são os mais recentes vencedores duma lista que inclui ainda nomes como os da suiça Simone Niggli, do ucraniano Oleksandr Kratov, da checa Eva Jurenikova, do atual líder do ranking mundial, o norueguês Olav Lundanes, da sueca Helena Jansson e dos portugueses Tiago Romão, Maria Sá e Joana Costa, entre outros. A menos de dois meses do evento e quando o número de inscritos se cifra ainda em 84, provenientes de seis países (Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Noruega, Finlândia e Rússia), é absolutamente prematuro estar a vaticinar o que quer que seja. Que muitos e bons atletas – alguns deles ocupando os lugares cimeros do ranking mundial – irão estar em Castelo de Vide e Marvão no virar do próximo mês de janeiro, disso ninguém duvide. E com eles todos os melhores valores nacionais da modalidade.

Texto de: Joaquim Margarido

Parceiros