Oeiras Ladies Open, Francisca Jorge faz história

Francisca Jorge

A jornada desta quarta-feira no Oeiras Ladies Open também foi manchada pela chuva, mas ainda houve tempo para a número um portuguesa, Francisca Jorge, regressar à ação e confirmar uma das melhores vitórias da carreira e avançar para a segunda ronda do torneio internacional feminino de 60.000 dólares que a Federação Portuguesa de Ténis organiza no Complexo Desportivo do Jamor.

Texto: Gaspar Ribeiro Lança
Fotos: Sara Falcão

Sitio oficial do evento.

A chuva foi sempre um convidado inoportuno

Francisca Jorge faz história pessoal no Oeiras Ladies Open

Depois de ter ganho vantagem na terça-feira, Francisca Jorge voltou ao court 11 do Estádio Nacional e agarrou-se ao break de vantagem confirmado na véspera, antes da chuva interromper o encontro, para derrotar a holandesa Richel Hogenkamp (número 229 mundial que chegou ao top 100 em 2017) por 6-1, 3-6 e 6-2, cedendo apenas um jogo no pouco tempo que precisou de estar no campo.

Estou aliviada, porque ontem foi um dia longo e pesado com um jogo difícil e mudanças drásticas.

Depois de conseguir o 3-1 sabia que hoje tinha de entrar a matar e acabar o jogo o mais rápido possível para não demorar muito e não stressar e acho que tirei proveito dessa motivação de querer acabar o jogo e passar a primeira ronda para ter mais uma oportunidade de jogar com jogadoras que em teoria são de um nível acima.

Mas estou aqui para lutar pelo meu lugar e agora que venha o próximo jogo”, revelou, entre sorrisos, numa breve conversa após derrotar a ex-top 100 mundial.

Oeiras Ladies

Sobre os quatro jogos realizados esta quarta-feira, Francisca Jorge fez um balanço positivo: “Acho que hoje estive bem.

Ela parecia não estar tão ativa nem tão motivada, mas eu mantive-me fiel à minha tática e tentei ser agressiva.

Apesar da bola dela estar mais lenta e não ajudar muito ao meu plano, tentei manter-me concentrada para tirar proveito disso e acabar o jogo ali.

Estive bem, mas hoje ainda jogo mais uma vez e agora é pensar nisso, não me quero exaltar muito para me focar já no próximo.

Próximo encontro só acontecerá na quinta-feira

No entanto, e contra as primeiras expetativas, o próximo encontro — frente à 11.ª cabeça de série, Daria Snigur (197.ª WTA) — só acontecerá na quinta-feira, uma vez que o mau tempo voltou a não dar tréguas.

Oeiras Ladies
Francisca Jorge

Para além da número um nacional, também carimbaram a passagem à segunda ronda do Oeiras Ladies Open:

Italiana Lucia Bronzetti (7-5 e 7-5 a Su Jeong Jang);

Espanhola Irene Burillo Escorihuela (6-4 e 6-1 perante Stephanie Wagner);

Holandesa Suzan Lamens, que depois de ultrapassar o qualifying surpreendeu a brasileira Beatriz Haddad Maia (que chegou a Portugal na terça-feira depois de vencer dois ITFs de 25.000 dólares na Argentina) com os parciais de 2-6, 6-4 e 6-3;

A grega Despina Papamichail foi a única a conseguir inscrever o nome na terceira ronda, graças à vitória sobre a 14.ª pré-designada, Martina Di Giuseppe , com 6-1 e 6-4.

Elizabet Hamaliy ainda chegou a entrar em court para tentar dar seguimento ao triunfo sobre Ana Filipa Santos na primeira eliminatória, mas ainda não tinha acabado a fase de aquecimento quando voltou a recolher aos balneários.

Parceiros

Deixe uma resposta