Oh Meu Deus Serra da Estrela potencia o Turismo

Oh Meu Deus

Eduardo Galguinho

O evento desportivo Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela potencia o Turismo na Serra da Estrela

A VIII edição do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela acontece de 8 a 10 de junho de 2018, um evento desportivo que ao longo dos tempos tem potenciado o turismo na Serra da Estrela.

Oh Meu Deus
Eduardo Galguinho

Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela

Esta aventura com inicio em Seia e passagem pelo ponto mais alto de Portugal Continental decorre durante três dias e transporta participantes de vários cantos do planeta a praticar “maraturismo”.

São já 8 anos no Parque Natural da Serra da Estrela e no ano de 2016, através de um estudo elaborado pelo observatório da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, concluiu-se que o evento (OMD) teve um retorno económico direto para a região na ordem dos 600 mil euros.

Este estudo de impacto que teve por base as respostas a inquéritos realizados aos participantes justifica este valor nos gastos com alojamento, alimentação, lembranças, transportes, distrações, etc.

Sandra Cabral

Esta mítica prova, de referência em termos de longas distâncias em Portugal Continental, tem contribuído significativamente para a sazonalidade do Turismo na Serra da Estrela, e consequentemente representado uma oportunidade na promoção e valorização da região como destino de Turismo de Natureza.

Em 2018 o evento pretende se destacar pela inovação. O Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela será composto por 4 distâncias: OMD 20, OMD 50, OMD 100 que fazem parte do Campeonato Nacional de Trail, Ultra Trail e Endurance, respetivamente, e o OMD 200, uma nova distância, composta por 160Km+40Km, que concederá o estatuto de “Viriatos” aos mais fortes, valentes e inteligentes.

Em 2017 duas senhoras aventuraram-se nos 160 kms

Estes foram os atletas que constituíram o pódio da distância mais longa:

Pódio geral

João Rodrigues dos Amigos da Montanha percorreu os 162,730 Km (com 8.325m de desnível positivo) em 22h32m07s. Luiz Mota (Casa do Benfica de Abrantes) e José Faria (EDV – Viana Trail) foram segundo e terceiro, respetivamente com os tempos de 23h42m41s e 25h44m24s.

Em femininos duas participaram e concluíram Sandra CabralGinásio Clube de Bragança foi a vencedora com 40h20m45s, com Fernanda Almeida – Agregar a obter o 2º lugar – 42:29;08.

Duas questões se colocam para 2018, haverá mais senhoras corajosas ? E quem serão os vencedores ?

Evento no facebook.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: Horizontes Turismo Desportivo

Parceiros

Deixe uma resposta