OPERAÇÃO H2O II APOIA BOMBEIROS MISTOS DE AMORA
A realização da Operação H2O II pretende ser uma ação solidária para com a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora.
Esta iniciativa está integrada na 41.ª Seixalíada e mostra que este grande evento vai muito além da simples prática desportiva.
Fonte: Município do Seixal
41.ª Seixalíada vai contar com uma iniciativa solidária, no próximo domingo, dia 13
A 41.ª edição da Seixalíada, que decorre até 26 de outubro sob o lema «Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva».
O evento vai contar com uma iniciativa muito especial agendada para o próximo domingo, dia 13, entre as 9 e as 13 horas, será na antiga fábrica de pólvora na Rua Santa Marta de Corroios.
Uma prova de airsoft (jogo que simula operações policiais e militares), denominada Operação H2O II, organizada pelo Clube Recreativo da Cruz de Pau e Nest Scorpion Team, com o apoio do Município do Seixal.
O principal objetivo é tornar este evento numa ação de solidariedade para com a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora.
Os participantes foram convidados a trazer bens para oferecer aos soldados da paz, nomeadamente:
águas, enlatados, bolachas, barras e bebidas energéticas, sumos, toalhitas das mãos, soro fisiológico, Biafine e paracetamol.
Operação H2O II apoia Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora
Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que:
«a Seixalíada é um projeto desportivo, pioneiro e emblemático em Portugal, que cumpre a máxima do Desporto para Todos e que une o prazer do desporto e o espírito da competição saudável.
Ao longo dos anos, tem tido um importante papel na melhoria da qualidade de vida e de saúde da população.
Contribui para a dinamização de coletividades e clubes e para afirmar a vitalidade do nosso movimento associativo.
Logo, vai muito além da simples prática desportiva e a Operação H2O II é apenas mais um exemplo».
Refira-se que, durante a Seixalíada (que dura mais de um mês), organizada pela Câmara Municipal do Seixal, centenas de praticantes informais experienciam diversas modalidades desportivas, dando vida aos vários equipamentos municipais e do movimento associativo.
Também no domingo, dia 13, estará em destaque, a partir das 9 horas, o Torneio de Futsal Sub-17 Feminino.
Realiza-se no Pavilhão Desportivo Escolar Manuel Cargaleiro, organizado pelo Grupo Desportivo Correr D’Água, sendo disputado por quatro equipas.
Igualmente no domingo, entre as 9 e as 13 horas, a Cooperativa Habitacional 25 de Abril, em Amora, é palco de uma aula aberta de aikido, cuja participação é gratuita, a cargo do Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas.
Atividade da 41.ª edição da Seixalíada
No fim de semana seguinte, voltam a acontecer várias realizações.
No sábado, dia 19, destaque para um Passeio BTT/Gravel, consistindo num percurso de 40 quilómetros.
O evento tem partida da Torre da Marinha, seguindo pelo Seixal, Apostiça e regresso, novamente, à Torre da Marinha.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do preenchimento de um formulário online. A organização está a cargo da secção de BTT/Cicloturismo do Independente Futebol Clube Torrense.
Também nesse dia, destaque para o Torneio de Xadrez da 41.ª Seixalíada de Semirrápidas por Equipas, no Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas.
No domingo, dia 20, estarão em destaque o 3.º Grande Prémio de Atletismo da Quinta da Marialva, no Parque Urbano da Quinta da Marialva (Corroios), organizado pelo Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho.
Outra realização importante é a 1.ª Rota das Filarmónicas Centenárias do Seixal, uma caminhada realizada por trilhos rurais e florestais que vai proporcionar aos participantes o contacto com a natureza.
O percurso pedestre circular tem cerca de 15 quilómetros de distância e a duração de 4.30 horas, sendo dividido em cinco etapas que passam pelas filarmónicas centenárias do concelho.
A organização está a cargo do Grupo Desportivo Unidos do Arco e da Sociedade Filarmónica União Seixalense.
Com os apoios da autarquia, Sociedade Musical 5 de Outubro, Sociedade Filarmónica Operária Amorense, Sociedade Filarmónica União Arrentelense e Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.