Orientação Escolar do Alentejo em Grândola

Escolar do Alentejo

Orientação no Litoral Alentejano – os tons do laranja da modalidade Créditos: COALA

Pela primeira vez, no dia 24 de janeiro, a Coordenação Local do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral organiza em Grândola as duas primeiras, das seis etapas do circuito local da Orientação Escolar do Alentejo, inserida no Desporto Escolar da Comissão Regional do Alentejo (CRA) que, neste momento, tem inscritos cerca de 60 jovens de 3 escolas, Grândola, Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André.

Organização da Orientação Escolar do Alentejo

A organização operacional e técnica da organização está a cargo do professor de apoio à modalidade Paulo Lapa que conta com a habitual colaboração do clube promotor da modalidade na região: o COALA (Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano).

Para além do apoio da Câmara Municipal de Grândola e da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, conta ainda com a colaboração técnica da Federação Portuguesa de Orientação.

A concentração é às 9 horas da manhã, na Escola Básica de Grândola, para disputa de dois percursos de sprint nos terrenos das escolas (Básica, Agrária e Secundária).

Às 9h30 começam as partidas da primeira das etapas. As da segunda iniciam-se pelas 11h30.

COALA
Orientação no Litoral Alentejano – os tons do laranja da modalidade
Créditos: COALA

Na partida os alunos-atletas, partindo em contrarrelógio individual àquelas horas, recebem um mapa do conjunto escolar de Grândola em que estão traçados os percursos de orientação e no qual estão assinalados pontos de controlo que têm de encontrar no terreno.

Mapa de Orientação no AE Grândola e Escola Profissional.

Circuito Local da CLDE BAAL

Este é o primeiro evento de um circuito que tem previsto mais quatro etapas: duas em Vila Nova de Santo André em 28 de Fevereiro, e duas em Santiago do Cacém no dia 21 de Março.

COALA e a Orientação no Litoral Alentejano

O Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano tem sido um dos grandes dinamizadores da modalidade na região, associando-se aos municípios do Litoral Alentejano e à Federação Portuguesa de Orientação nas mais diversas iniciativas, como atividades dirigidas a Crianças, Ori-Crianças, a jovens até aos 18 anos de idade, Ori-Jovens, provas locais, regionais, nacionais e até internacionais.

Este ano, o COALA tem a missão de colaborar com a Federação Portuguesa de Orientação e a Câmara Municipal de Odemira na organização da terceira e última etapa da Taça do Mundo de Orientação em BTT, que se realiza naquele município de 19 a 23 de setembro de 2018.

Mais artigos de orientação escolar.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: COALA

Parceiros

Deixe uma resposta