Parkinson como se aplica a sua lei no Treino

Parkinson

Foto: Freepik.com

O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização.” Cyril Northcote Parkinson

Como podemos aplicar esta reflexão sobre o comportamento humano no treino?

Quanto mais tempo, temos para treinar, mais exercícios colocamos, mais trabalho adicionamos e vamos retirando a nossa atenção do mais importante: progresso. Talvez por isso, hoje procuramos soluções mais económicas, mais minimalistas em termos de tempo.

Uma das principais desculpas que escutamos por parte de quem não consegue manter um regime regular de treinos é: “– Não tenho tempo!”.

Real ou perceção errada, também fomos nós instrutores também responsáveis por criar programas de treino com demasiados exercícios e uma duração completamente irrealista.

Por vezes baseados na literatura científica, outras vezes com base na experiência com atletas, o certo é que deixamos a ideia no público da necessidade de dispor de muito tempo para obter bons resultados em termos de funcionalidade e estética.

Parkinson
Foto: Freepik.com

Treinar de forma personalizada pessoas de genética de baixo potencial

Aprendi muito quando por necessidade os meus treinos apenas podiam durar 45 minutos 4x por semana. Verifiquei que era possível progredir com treinos de 30min 2x por semana ao treinar de forma personalizada pessoas de genética de baixo potencial para o desenvolvimento de força e com idade acima dos 40.

Recomendo que os treinos de 30 minutos se foquem num exercício fundamental e 2 acessórios e os treinos de 60 minutos tenham como foco de progressão no máximo 3 exercícios.

Infelizmente, continuamos a ver programas de treino de divisão por grupos musculares, que, devido à baixa frequência semanal dos alunos (por vezes na casa de 0,8 a 1,2x por semana) conseguem treinar os músculos de todo o corpo uma vez por semana. Se queremos melhorar a adesão ao exercício, temos de ser realistas e perceber melhor os comportamentos do ser humano.

Se apontarmos para uma frequência ideal de 3x por semana e uma duração total de treino semanal de 3h, podemos criar treinos mais próximos das exigências de vida da população comum.

Mas o mais importante é saber que não necessitamos mais frequência ou duração de treino para sermos capazes de levantar 2x o nosso peso corporal no peso morto, 1,5x o nosso peso no agachamento ou 60-70% do peso corporal no press.

São valores respeitáveis que a maioria dos que treinam todos os dias durante mais de 90minutos, tem imensa dificuldade em atingir mesmo com ajuda de dietas e suplementos especiais.

Podemos dispersar menos, certo?

Visualize também do mesmo autor:

Personal trainer, 21 caracteristicas de um profissional

Peso do corpo, 31 treinos com o seu peso

Agachamento: o melhor exercício de musculação!

Treino humano, será que sabemos assim tanto?

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Paulo Sena
Foto: Freepik.com

Parceiros