PORTO RECEBE PROVA MÁGICA, NUMA CIDADE MÁGICA
O último domingo de Dezembro, ficou marcado na Cidade Invicta pela emblemática São Silvestre da Cidade do Porto, comemorou este ano a sua 30ª edição.
Uma prova mágica, com um apoio mágico, numa cidade mágica!
Leia também
PORTO CELEBRA TRADIÇÃO E INOVAÇÕES
HISTÓRIA E EMOÇÃO NA S. SILVESTRE CIDADE DO PORTO
30ª São Silvestre Cidade do Porto
A São Silvestre da Cidade do Porto é à muito um evento desportivo de referência.
A organização da mesma está a cargo da runporto.com, tendo o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto.
Contou ainda com o apoio media de OPraticante.pt.
Partida e Chegada debaixo de um mar de gente
A São Silvestre, teve o seu ponto de partida e de chegada na Avenida dos Aliados.
Horas antes da partida, já se começava a prever, que conforme os atletas aderiram, a população, turistas e famílias de atletas também iriam aderir em massa para celebrar os 30 anos de São Silvestre do Porto.
Pelas 18 horas quando foi dado o tiro de partida, aí sim se viu o mar de gente que se encontrava em plena Avenida e por todas as zonas circundantes, é impossível esquecer o que se viveu ali.
Percurso desafiante de volta
Os 30 anos, trouxeram com eles aquele que é o percurso mais falado por entre atletas, incluindo a emblemática subida de D. João IV e o icónico Túnel de Ceuta, sobre este falaremos mais à frente.
O percurso da prova, não é de todo fácil, mas se fosse fácil também não nos desafiava e os atletas gostam é de grandes desafios.
Mas, há sempre um mas!
O apoio do público torna tudo bem mais fácil e vai-se a ver nas zonas que acabam por ser mais complicadas, é onde acabamos por ter o maior calor humano presente.
Os primeiros cinco quilómetros de prova, acabam por ser os mais desafiantes, mas o resto do percurso também não se fica atrás.
Impressionante ver que ao longo dos 10 km não houve um único momento em que os atletas não tiveram apoio, tal era a multidão por toda a cidade.
O icónico Túnel de Ceuta
Fazer a São Silvestre da Cidade do Porto e não passar no icónico Túnel de Ceuta já andava a deixar saudades aos atletas.
E este ano na 30ª edição ele voltou, finalmente! Foi um grande presente quer para a organização quer para os atletas.
O ambiente ali vivido, é simplesmente único, quando as forças já estão a falhar aos atletas, a verdade é que ali é o recarregar de energias para os metros finais.
Mal se começa a descer para a entrada do túnel, já se ouve à distância a música “Para ti Maria” dos Xutos e Pontapés e os atletas lá vão cantarolando pelo túnel fora até à também icónica saída do túnel, onde surge a citação “Se fosse fácil não era para ti!” e de volta o mar de gente para dar o apoio para o pouquinho que falta.
A verdade é que o Túnel de Ceuta acaba por ser o boost para os atletas!
Números históricos na São Silvestre do Porto
A São Silvestre do Porto, é uma prova já emblemática quer na cidade, quer entre atletas, sendo eles federados, ou simplesmente amadores.
Este ano os números voltaram a mostrar isso mesmo, 16 mil atletas na linha de partida.
Dezasseis mil atletas oriundos de 51 países de 4 continentes.
Cerca de 80 mil pessoas a assistir à prova ao longo dos 10 quilómetros, pelas ruas da cidade Invicta, não é qualquer organização e qualquer cidade que move tanta gente para a rua.
A cidade Invicta e a runporto.com são únicas, quer em termos de apoio, quer em termos de organização.
Rui Pinto do Sporting venceu no Porto
Rui Pinto, do Sporting Clube de Portugal, “vingou” o resultado da edição transata e este ano venceu num sprint a 30ª São Silvestre do Porto, com o tempo de 00:30:01.
Seguindo-se Miguel Borges do Sporting Clube de Braga, com o tempo de 00:30:02 e a fechar o pódio João Amaro, do Sport Lisboa e Benfica com o tempo de 00:30:10.
Mariana Machado vence competição feminina
Depois de vencer a edição passada, Mariana Machado do Sporting Clube de Braga voltou a vencer isoladamente nesta 30ª São Silvestre do Porto, com o tempo de 00:33:21.
Seguiu-se Susana Godinho do Recreio Desportivo de Águeda com o tempo de 00:33:50 e a fechar o pódio também do Recreio Desportivo de Águeda a atleta Carla Martinho com o tempo de 00:34:54.
OPraticante.pt esteve representado
O nosso órgão de comunicação esteve representado por:
- Rui Taborda – 59º geral, 5º M45 (00:36:05);
- João Gomes – 92º geral, 39º M20 (00:37:27);
- Sérgio Sousa – 181º geral, 33º M40 (00:39:43);
- Carina Gouveia – 2205º geral, 78ª F20 (00:54:12);
- Ana Sofia Chipelo – 2730º geral, 108ª F20 (00:56:37);
- Helena Santos – 4522º geral, 106ª F35 (01:03:34).
Declarações de dois dos nossos atletas
“Percorri as ruas da Cidade do Porto num percurso exigente numa das provas mais competitivas de Portugal com 16000 atletas.
Sinto orgulho da minha prestação durante a época e assim termino 2024.
Agradeço a todos que me apoiaram e que fizeram parte deste excelente ano desportivo apesar de mais velho e um agradecimento especial à Helena Santos e ao OPraticante.pt” – Rui Taborda
“Num ambiente ainda natalício, onde atletas profissionais,amadores e famílias inteiras se uniram na Avenida dos Aliados para participar nesta prova tão emblemática da Cidade do Porto.
Numa prova que não é fácil de todo, o ambiente era contagiante ao longo de todo o percurso, desde o arranque até finalizar, a população não houve um único quilómetro onde não puxasse pelos atletas.
Foi um ambiente mágico e muito gratificante para quem ia à procura de um bom resultado como era o meu caso. Participei pela primeira vez e logo na estreia fiz um RP aos 10km.
O ambiente no Túnel de Ceuta, onde já vamos sem forças, torna esta prova ainda mais inesquecível e ajuda a ganharmos força e coragem para enfrentar os últimos metros! Que ambiente, que festa!
E como diz na saída do Túnel, Se fosse fácil não era para ti!” – Sérgio Sousa