PORTO E MATOSINHOS RECEBEM A ELITE DO SURF NACIONAL
A elite do surf nacional está de volta às ondas do Porto e de Matosinhos para disputar o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf, que se realiza de 21 a 23 de Abril.
Os melhores surfistas portugueses voltam a medir forças na 1ª divisão do surf português, que apura os títulos máximos de campeões masculino e feminino, num total de cinco etapas.
A etapa inaugural que decorreu na Figueira da Foz terminou com as vitórias de Gabriela Dinis e do campeão nacional em título Guilherme Ribeiro, sendo que ambos assumem assim o estatuto de competirem no Joaquim Chaves Saúde Porto Pro com a licra amarela Go Chill.
Texto: ANSurfistas
Fotos: Jorge Matreno/ANSurfistas
As declarações de Guilherme Ribeiro e Gabriela Dinis vencedores da 1ª etapa
Guilherme Ribeiro – Campeão Nacional 2022 e Vencedor da 1ª etapa da Liga MEO Surf referiu:
“A etapa do Porto e Matosinhos é diferente pela moldura urbana, com duas praias muito boas para se fazer uma competição.
Tanto a Praia Internacional como Leça da Palmeira são beachbreaks que dão boas oportunidades para todos fazerem pontuações altas e onde tudo pode acontecer.
O meu objetivo é não só defender o título nacional que conquistei o ano passado como vencer o maior número de etapas este ano na Liga MEO Surf.
Venho de uma vitória na Figueira da Foz e vou para o Porto e Matosinhos com a mesma motivação que é vencer.”
“A vitória na Figueira da Foz foi sem dúvida muito importante porque já estava a precisar há muito tempo.
Sinto que todo o trabalho valeu a pena e foi um ganho de confiança gigante. É muito bom vestir a licra amarela.
Agora a prioridade para a etapa do Porto e Matosinhos é manter a consistência. É bom competir no Porto e Matosinhos.
Ainda não surfei lá muitas vezes, mas espero apanhar boas ondas.” as declarações de Gabriela Dinis – Vencedora da 1ª etapa da Liga MEO Surf
Principal espetáculo do surf nacional vai para a luta entre gerações
O principal espetáculo do surf nacional vai então para as águas do Norte de Portugal, onde é sempre interessante acompanhar a luta entre gerações, em particular em 2023, onde os mais novos chegaram às vitórias relegando os surfistas de nomes mais sonantes para um segundo plano de importância.
O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro será a 18ª vez sem interrupções que a Liga MEO Surf visita as cidades do Porto e Matosinhos.
Rui Moreira, Presidente Câmara Municipal do Porto declarou:
“Além de se associar a eventos como este, importantes para a afirmação das praias do Norte como destino de eleição para a prática dos desportos de ondas, a Câmara do Porto tem vindo a atribuir uma importância crescente ao surf.
Prova disso é a inclusão desta modalidade no recente programa de patrocínio a atletas de alto rendimento e de elevado potencial desportivo, lançado no início deste ano, o que demonstra mais uma vez a atenção que a Autarquia tem dado a este desporto.”
“O Município de Matosinhos aposta no potencial desportivo”
“O Município de Matosinhos aposta, de forma consistente, no potencial desportivo, económico e turístico associado à vertente do surf e de outros deportos de deslize.
Têm presente o seu contexto geográfico, histórico e social, bem como a sua relação umbilical com o oceano atlântico e com as modalidades náuticas.
Acolher uma etapa da mais importante competição nacional de surf, evidencia o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Matosinhos neste setor.
Nomeadamente, através da valorização da qualidade das nossas águas balneares e respetiva monitorização, do investimento na segurança aquática através de uma equipa permanente de socorro balnear e da colaboração estreita com as várias escolas de surf matosinhenses na promoção e incremento desta modalidade.
Estamos comprometidos com este evento desportivo e certos de que a sua realização será, à semelhança das edições anteriores, um enorme sucesso.” as palavras proferidas por Vasco Pinho – Vereador Câmara Municipal de Matosinhos
Galeria Vencedores Porto Pro (últimos cinco anos)
2022 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2020 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2019 – Tomás Fernandes e Yolanda Hopkins
2018 – Marlon Lipke e Teresa Bonvalot
Porto Pro 2022 em números
Campeões da Etapa: Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
1229 ondas surfadas por 99 surfistas inscritos
Melhor onda (máximo 10 pontos): 9.25 pontos de Vasco Ribeiro
Melhor pontuação (máximo 20 pontos): 16,75 de Vasco Ribeiro