PORTO OPEN SEM PORTUGUESAS

Matilde Jorge e Lanlana Tararudee - Foto: Pedro Loureiro
Já sem tenistas portuguesas a competir individualmente, o Eupago Porto Open ITF W75 perdeu esta quinta-feira a última representante nacional na prova.
Matilde Jorge, ao lado da tailandesa Lanlana Tararudee, cedeu nos quartos de final.
O torneio é organizado pela Associação de Ténis do Porto, com o apoio da Federação Portuguesa de Teniś e da Câmara Municipal do Porto, e realiza-se desde 14 até amanhã, 21 de julho no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Leia também
KRISTINA MLADENOVIC DERROTADA NO PORTO OPEN
Matilde Jorge e Lanlana Tararudee derrotadas na estreia
Com estatuto de segundas cabeças de série, Jorge e Tararudee entraram diretamente nos quartos de final da competição.
E mesmo após um primeiro parcial bem-sucedido, ainda que tenham estado a vencer por 5-0, só sentenciaram no tie-break.
A primeira experiência das jovens de 20 anos em conjunto ficou-se pelo encontro de estreia, resolvido em 1h39 com os parciais de 6-7(7), 6 -4 e 10-2 favoráveis às australianas Lizette Cabrera e Gabriella Da Silva Fick.
Somente a dupla da número dois nacional não estará nas meias-finais do torneio no que às pré-designadas diz respeito.
O par australiano já tinha eliminado a dupla Lena Couto e Sofia Pinto e no acesso à final vai enfrentar Anna Rogers e a antiga top 10 da variante Kateryna Volodko.
A outra semifinal vai opor Arianne Hartono e Prarthana Thombare (principais favoritas ao título) às russas Evialina Laskevich e Ekaterina Yashina.
Individualmente ficou definido o emparelhamento para os quartos de final da 26.ª edição do mais relevante evento tenístico da cidade do Porto.
Destaque da jornada foi a eliminação Volodko
O maior destaque da jornada foi a eliminação Volodko, ex-29.ª WTA em singulares, e para a continuação dos percursos vitoriosos da checa Gabriela Knutson e da polaca Maja Chwalinska, ambas vindas de título no passado domingo.
Já com três vitórias na prova, vinda da fase de qualificação, a antiga top 30 (atualmente no posto 320), vencedora de dois títulos WTA e quartofinalista do Us Open de 2009 (bem como campeã do Australian Open de 2008 em pares) cedeu face à russa Anastasia Zakharova,
Anastasia Zakharova é terceira cabeça de série na cidade invicta fruto do posto 153, com os parciais de 6-2, 2-6 e 6-0, no duelo que abriu a programação do Court Eupago.
Zakharova vai enfrentar nos quartos de final desta sexta- feira a francesa Tessah Andrianjafitrimo (599.ª).
A antiga 139 WTA venceu pela quarta vez no Complexo Desportivo do Monte Aventino (vem do qualifying) ao superar a australiana Alexandra Bozovic (589.ª) por 4-6, 6-3 e 6-2.
Em grande forma estão Gabriela Knutson e Maja Chwalinska, as duas agora com sete triunfos de empreitada.
Gabriela Knutson e Maja Chwalinska vem de conquistas de títulos
Knutson arrecadou o ITF de Corroios (terceiro título em Portugal dos cinco que ostenta) e esta quinta-feira derrotou a perigosa suíça Valentina Ryser (236.ª) por duplo 6 -2.
Chwalinska venceu no passado domingo um pouco mais longe (Montpellier) e em terra batida.
Na passagem para os hard courts, a amiga da número um mundial Iga Swiatek ultrapassou Antonia Ruzic, 196.ª e sétima pré-designada do torneio, por esclarecedores 6-3 e 6-0 e continua a dar-se com os ares do Porto.
Neste mesmo local, mas nos torneios em recinto coberto (2022 e 2024, em fevereiro), Chwalinska atingiu duas finais em duas incursões anteriores por cá.
Knutson terá agora pela frente a jovem qualifier russa de 19 anos Evialina Laskevich (421.ª), que bateu a japonesa Aoi Ito (262.ª) por 6 -3, 3-6 e 6-0.
Ao passo que Chwalinska vai digladiar-se contra a mais cotada ainda em prova, a neerlandesa Arianne Hartono (160.ª).
A segunda cabeça de série precisou de puxar dos galões para sobressair face à talentosa francesa Alice Robbe (413.ª), vinda da fase preliminar, e triunfou por 0-6, 6-4 e 6-2.