Portugal à conquista de pontos na Costa Blanca

A Seleção Nacional/Liberty Seguros participa, entre 22 e 25 de Janeiro, na Costa Blanca Bike Race, prova de BTT por etapas que se realiza em Espanha. Portugal vai alinhar com quatro corredores, que partem à conquista de pontos para o ranking de apuramento olímpico.

A competição tem quatro etapas e disputa-se em equipas de dois elementos. David Rosa vai fazer dupla com Tiago Ferreira, enquanto Mário Costa terá como parceiro Rúben Almeida.

“Participamos com o objetivo de somar pontos com vista ao apuramento olímpico. Além disso, pretendemos testar as duplas para futuras provas de nível superior que também se são disputadas por equipas de dois elementos”, explica o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

Neste momento, Portugal ocupa a 15.ª posição no ranking de qualificação olímpica através do qual os primeiros 23 países garantem a presença nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. O apuramento faz-se pela soma dos pontos em dois períodos. O primeiro termina no final de maio de 2015, enquanto o segundo decorre de junho de 2015 a maio de 2016.

“Os pontos que conseguimos até final de dezembro, em meio ano, superam aqueles que alcançámos em cada período de um ano no apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres”, afirma Pedro Vigário. O selecionador que conduziu o BTT luso à estreia olímpica pretende cimentar a evolução. “O 13.º classificado do ranking apura dois corredores. Estamos a trabalhar para nos aproximarmos desse patamar”, garante.

Texto e foto de: FPC

Parceiros

Deixe uma resposta