Portugal com uma medalha de Ouro e três de Bronze

Portugal terminou a sua prestação  no Junior European Judo Cup Gdynia 2016 com a conquista de mais uma Medalha de Bronze. O judoca João Martinho (-81kgs) subiu ao pódio depois de ter tido uma prestação menos boa com o seu primeiro adversário, o belga Mathias Casse. No entanto na repescagem conseguiu mostrar a sua grande capacidade de combate e venceu Lorenzo Rigano de Itália, Oleksandr Cherkai da Ucrânia e Jim Heijman da Holanda subindo ao pódio para receber a Medalha de Bronze.

Anri Egutize (-81kgs)  começou por eliminar o ucraniano Grachik Avagayan, cedendo posteriormente frente a Tim Gramkow da Alemanha. Na repescagem voltou a estar em destaque ao vencer os combates com Davis Duda da Letónia e do polaco Sebastian Marcinkiewicz. Na última prestação cedeu frente ao judoca belga Mathias Casse, ocupando na classificação geral a 5ª posição.

Jaime Santos (-90kgs) começou por vencer o combate com o italiano Andrea Fusco cedendo no seguinte frente a Mathias Kuusik da Estónia. Na repescagem foi mais forte que o judoca ucraniano – Vitalii Shepel não conseguindo no entanto eliminar o adversário polaco Jakub Ozimek. O atleta luso ocupou 7º lugar.

Na categoria – 100kgs, Pedro Silva foi eliminado por Oleksii Lysenko da Ucrânia e Wouter Vandyck da Bélgica, ocupando a 7ª posição.

Recordamos que Portugal nesta competição conquistou 1 Medalha de Ouro, 3 de Bronze, um 5º e um 7º lugar. Por Equipas Portugal classificou-se em 7º lugar entre 26 países.

David Reis conquistou a Medalha de Ouro e Mariana Esteves e Maria Siderot alcançaram o Bronze no primeiro dia do Junior European Judo Cup Gynia 2016, que decorreu na Polónia.. No total, 9 Judocas Lusos pisaram os tatâmis polacos:

david-reis

No primeiro dia de competição David Reis (-66kg) derrotou o polaco Szymon Jasinski, o ucraniano Oleksandr Moisei e o letão Edgaras Lizunas, nas eliminatórias. Na semifinal superiorizou-se ao atleta ucraniano Bogdan Iadov (bronze no Junior European Cup Prague 2015). Na grande final, o atleta do Sporting Clube de Portugal, mostrou se mais forte que o bósnio Petar Zadro e conquistou a brilhante Medalha de Ouro neste Junior European Judo Cup Gdynia.

Mariana Esteves (-52kg), que atualmente ocupa a 2ª posição no Ranking Mundial de Juniores, foi superior à romena Diana Truica no primeiro confronto. Na semifinal, a júnior portuguesa não conseguiu superar a vencedora da medalha de ouro no Junior European Cup La Coruna 2016 e a nº17 do Ranking Mundial de Juniores – Patrícia Szekely (GER). No último desafio do dia, Mariana Esteve conquistou o 3º Lugar, vencendo a atleta belga Amber Ryheul por yuko.

Na categoria de -48 kg, Maria Siderot entrou bem na competição, vencendo a norueguesa Michelle Harefallet no primeiro combate, por ippon. A atleta portuguesa voltou a superar a sua oponente na ronda seguinte, vencendo a belga Marine Baumans numa decisão aplicada por castigos. Na semifinal, a atleta Amber Gersjes (NED) mostrou-se mais forte que a judoca lusa. Na luta pela terceira posição, Maria Siderot foi mais forte que a holandesa Kim Akker, alcançando assim a Medalha de Bronze.

Catarina Costa (-48kg), nas eliminatórias, derrotou a atleta da casa Weronika Krawczyk por ippon, mas cedeu frente a judoca italiana Michela Fiorini, que viria a vencer o ouro. Patrícia Matias cedeu no combate inaugural frente à italiana Michela Fiorini e foi relegada para as repescagens, onde acabou por defrontar a colegaCatarina Costa. Neste confronto luso, a vitória sorriu para Patrícia Matias, que não conseguir superar a holandesa Kim Akker (1ºlugar no Junior European Cup Coimbra 2016) na luta seguinte.

Patrícia Matias e Catarina Costa terminam as suas prestações em 7º e 9º lugar respetivamente.

Na categoria de -66kg, Miguel Pisco começou por vencer o cipriota Christos Trikomitis no primeiro combate, mas no seguinte cedeu frente ao ucraniano Artem Pliyev (bronze no Junior European Cup Leibnitz 2016). Na repescagem, o judoca luso não conseguiu vencer o Belga Simon Schohier.

Joana Fernandes (-57kg), Miguel Alves (-73kg) e Rodrigo Lopes (-60kg) foram eliminados pelos seus primeiros adversários, Zuzanna Komarek (PLO), Thilo Assmann (GER) e Kyryl Samotug (UKR), respetivamente.

Os Treinadores Marco Morais e João Pina acompanharam os Judocas nesta competição.

Nos tatâmis do competiram 268 atletas (170 masculinos e 98 femininos) em representação de 26 países.

Parceiros