Portugal O’ Meeting reúne mais de 2.300 participantes

Os Municípios de Alter do Chão, Crato e Portalegre juntam as mãos, estreitando num abraço orientistas do Mundo inteiro com a organização do Portugal O’ Meeting.

Portugal O’ Meeting 2017

É a 22ª edição do Portugal O’ Meeting, o grande evento de Inverno do calendário internacional, que de 25 a 28 de fevereiro promete espalhar pelo Norte Alentejano o perfume da Orientação.

Trabalhado ao pormenor, o programa desta edição do POM tem para oferecer aos participantes duas etapas de Distância Média, nos dias 25 e 27, duas etapas de Distância Longa, nos dias 26 e 28, um Sprint noturno, igualmente no dia 25, e ainda uma etapa de Orientação de Precisão, na tarde do dia 26.

As quatro etapas de floresta são pontuáveis para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2017 e o somatório de pontos alcançados em cada uma delas permitirá conhecer os vencedores dos 35 escalões de competição, quatro escalões de formação e quatro escalões abertos que integram o evento.

Importa ainda relevar a importância da etapa do dia 27 de Fevereiro – muito adequadamente designada por “Norte Alentejano O’ Meeeting” -, a qual é pontuável para o ranking da Federação Internacional de Orientação.

Percursos

No total das 6 etapas do evento, vão ser realizados 169 percursos diferentes, para 51 escalões de competição e lazer, com a colocação no terreno de 365 postos de controlo.

Participantes de todas as idades

68 com menos de 12 anos.
23 com mais de 80 anos

Dados estatísticos do Portugal O’ Meeting 2017

Países – 36
Participantes – 2332
Participantes Internacionais – 1761
Sete atletas do top 10 e treze do Top 20 do ranking Mundial abrilhantam o POM 2017.

Balão de oxigénio para a economia local

A Suiça Simone Niggli vencedora do POM por 5 vezes, a Sueca, Helena Jansson, a Russa Svetlana Mironova, a britânica Catherine Taylor, a a Ucraniana Nadiya Volynska, no lado das senhoras e, no lado dos homens, os Noruegueses Olav Lundanes (nº1 do ranking Mundial) e Magne Dæhli, os Suecos Gustav Bergman e Albin Ridefelt, os Franceses Thierry Gueorgiou – vencedor do POM por cinco vezes, a última das quais em 2016 -, Frédéric Tranchand e Lucas Basset ou ainda o Ucraniano Oleksandr Kratov, são apenas algumas das muitas estrelas da Orientação mundial, presentes no Alto Alentejo.

Para já são estes os Países que já marcam presença:

Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Macau, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Suíça, Suécia, Taiwan, Turquia, Ucrânia e USA.

Importa frisar ainda que a importância do Portugal O’ Meeting 2017 não se resume ao vector competitivo. O Portugal O’ Meeting vai provocar um enorme incremento na economia regional. A capacidade hoteleira da região regista taxas de ocupação próximas dos 100% e toda a economia local, da restauração ao pequeno comércio, sentirão um forte impulso graças à realização deste evento.

Toda a informação aqui.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Fotos: Susana Luzir

Parceiros