Portugal vence Itália 2-1 e está na final

Portugal garantiu um lugar na final do Mundial de Sub-20 ao vencer a Itália, com golo de ouro, por 2-1. E, tal como no último Mundial, conquistado por Portugal, defronta no jogo decisivo a Espanha, que ultrapassou a sua congénere francesa.
A selecção portuguesa foi surpreendida nos instantes iniciais por uma Itália atrevida. Mas rapidamente os italianos adoptaram o estilo de jogo mais defensivo que caracteriza o seu hóquei, especulando e jogando em contra-ataque.
Portugal procurava não arriscar o contra-golpe e não conseguiu chegar perto da baliza à guarda de Pertegato. Já perto do intervalo, um italiano escapou e Miguel Vieira travou-o em falta, vendo o azul. Os portugueses terminaram a primeira parte e iniciaram a segunda a jogar com menos um mas evitaram o golo adversário, desde logo com Pedro Freitas – que defendeu praticamente tudo – a negar o festejo a Giulio Cocco de livre directo.
No entanto, o nulo seria mesmo desfeito pelos italianos. E de bola parada por Cocco que converteu uma grande penalidade inaugurando o marcador com um remate colocado.
Portugal procurou o empate com tranquilidade, sem se precipitar no ataque, e aos oito minutos respondeu na mesma moeda: Gonçalo Nunes marcou da marca de penálti.
A Selecção portuguesa procurou sempre mais o golo mas sempre com Pedro Freitas em destaque, em particular no duelo com Giulio Cocco. O empate arrastou-se até à segunda parte do prolongamento. Na décima falta italiana, Álvaro Morais foi chamado à responsabilidade de resolver o jogo. Não falhou.

Texto: Marina Alves
Foto: FPP

Parceiros

Deixe uma resposta