O dia 9 de maio de 2021 marcará o regresso das provas internacionais da modalidade ao nosso país com a segunda edição do Powerman Portugal, a ter lugar no Concelho de Mafra.

Com a organização da Câmara Municipal de Mafra, a competição assinala a estreia do circuito Powerman deste ano, tendo sido também Portugal que recebeu em 2020 a única etapa desta prestigiada prova mundial, onde marcaram presença cerca de 400 atletas de 16 nacionalidades, incluindo Japão e Austrália.

Texto: Federação Triatlo de Portugal
Fotos: Clarisse Henriques

Página do evento

Powerman de Mafra num evento emblemático

O sucesso do ano passado tornou o Powerman de Mafra num evento emblemático, onde todos os atletas querem estar.

Apesar das restrições da pandemia que levou a uma redução da participação de atletas estrangeiros, a prova irá contar com alguns atletas do top 10 internacional, incluindo o pódio feminino e masculino de 2020 e ainda com um leque bem apetrechado dos melhores atletas nacionais.

Alguns dos participantes da primeira edição classificaram esta prova como ‘épica’, ‘muito bem organizada’, ‘com percursos espetaculares’ e com ‘um enquadramento histórico fantástico’, havendo quem afirmasse, inclusive, que ‘para qualquer atleta de duatlo há sempre um antes e um depois do Powerman Portugal’.

À semelhança do ano anterior, a prova incluirá três segmentos com duas distâncias:

média distância 10km de corrida – 60km de ciclismo – 10km de corrida;
e distância sprint 5km de corrida – 30km de ciclismo – 5km de corrida.

A competição poderá ser também realizada por estafetas constituídas por dois ou três elementos.

José Estrangeiro

Um desafiante percurso

Uma das razões para o êxito do Powerman Portugal é, sem dúvida, o seu desafiante percurso muito apreciado pelos atletas de Duatlo:

A prova inicia-se com o segmento da corrida que tem partida junto ao imponente Real Edifício de Mafra, passando pelo Parque Desportivo Municipal de Mafra, prosseguindo depois por terra batida.

De seguida, os atletas procuram a sua bicicleta no parque de transição de onde iniciarão o ciclismo pelas bonitas e tranquilas estradas de Mafra, cujo trajeto inclui algum desnível de subidas e descidas ao passar pela Murgueira, Codeçal, Sobral da Abelheira e Picanceira.

Os participantes regressam ao Real Edifício de Mafra onde, depois de colocarem a novamente a bicicleta no parque, dão início à segunda corrida para finalmente se dirigirem à gloriosa meta que os levará à tão ansiada vitória.

Palácio Nacional Mafra – Foto: Mauro Rodrigues

Mafra a um passo de Lisboa

Mafra encontra-se a uma distância de 30 minutos de Lisboa e a cerca de 10km de excelentes praias.

A vila é conhecida principalmente pelo seu sumptuoso Palácio Real, que integra o palácio-convento com seu frontispício axial que une as asas do Rei e da Rainha, o convento, o Jardim do Cerco e um Parque de Caça (Tapada Nacional de Mafra).

Representa uma das maiores e magníficas obras realizadas pelo rei D. João V e um dos símbolos mais importantes da arquitetura barroca em Portugal.

Este monumento único, classificado como Monumento Nacional em 1910, foi declarado Património Mundial da UNESCO a 7 de julho de 2019.

Powerman Portugal

Partida, Meta e Área de Transição

A Partida, Meta e Área de Transição terão lugar junto ao Palácio Nacional de Mafra, local privilegiado e icónico da vila.

Vasco Rodrigues, presidente da Federação de Triatlo de Portugal, parceira do evento, afirma: «Depois do sucesso em 2020 e da interrupção de provas durante grande parte do ano, é um gosto enorme poder organizar, em conjunto com o Município de Mafra e a organização internacional, o Powerman Portugal».

O presidente da FTP reforça a sua confiança no sucesso deste evento, já com provas dadas no ano anterior, partilhando a ideia que Mafra ‘é um destino ideal para receber uma prova desta natureza.

A oferta turística variada que alia a praia, o campo e a montanha, com belíssimas estradas para treinar o ciclismo, as boas unidades hoteleiras e a qualidade da prova serão certamente do agrado de todos os atletas’.

O presidente da International Powerman Association (IPA), John Raadschelders, declara que «o ano zero da Powerman Portugal provou a vasta experiência da equipa organizadora: o encerramento das estradas por parte da Polícia, a cronometragem profissional, as equipas médicas de grande qualidade que se coordenaram com as autoridades no percurso».

O representante da Powerman Internacional, que visitou pela primeira vez Mafra em 2020, apreciou também a localização da competição, com o Palácio Real de Mafra no centro das cerimónias pós prova, assim como o apoio de excelência proporcionado aos atletas.

O Powerman Portugal é uma organização da Câmara Municipal de Mafra em conjunto com a Federação de Triatlo de Portugal, sob a chancela da Associação Internacional da Powerman.

Powerman Portugal

Sobre o Powerman TM e Circuito Mundial

O Powerman representa a marca principal de duatlos de longa distância.

O Powerman reúne os maiores e mais conhecidos duatlos de longa distância do mundo com o nome de International Powerman Association (IPA).

O IPA é parceiro da International Triathlon Union (ITU) no desenvolvimento e crescimento do duatlo do desporto em geral e do duatlo de longa distância em particular.

Parceiros

Deixe uma resposta