Primeiro Troféu do ano com mais de 120 velejadores

Troféu Pedro

Primeiro Troféu do ano com mais de 120 velejadores em disputa no rio Tejo

Realizou-se no passado fim de semana, 13 e 14 de Janeiro, o primeiro grande Troféu do calendário de vela de cruzeiro da Federação Portuguesa de Vela, o Troféu Pedro Mendonça organizado pela Associação Naval de Lisboa.

Associação Naval de Lisboa

O Clube foi formalmente constituído com o nome de Real Associação Naval, em 30 de Abril de 1856 ao serem publicados os seus Estatutos, no Diário do Governo, assinados por S.M. o Rei D. Pedro V. O seu objecto era então, o de «animar a construção e navegação de iates ou barcos de recreio, e promover o divertimento das regatas em Portugal».

A designação inicial foi alterada para Associação Naval de Lisboa, em 1911, em Assembleia Geral celebrada para o efeito.

É o clube náutico mais antigo de Portugal e da Península Ibérica, situando-se entre os trinta clubes náuticos mais antigos da Europa.

Troféu Pedro Mendonça

Ao longo do fim de semana, 19 embarcações e mais de 120 velejadores, realizaram seis regatas no estuário do Tejo, entre a Trafaria e Algés, em diversas condições de vento e de mar.

A frota estava divida em 3 divisões definidas pelo tamanho, peso e velas de cada barco.

Na divisão A, composta pelos barcos maiores e mais velozes, o Emotion, de João Paulo Nunes, sobrepôs-se aos restantes barcos vencendo 5 das 6 regatas disputadas. Em segundo ficou o Funbel – Nacex, de António Noronha, e a fechar o pódio, o Gianzo, de João Tiago Silveira.

Na divisão B, o domínio foi do P 03, de Frederico Rodrigues, que também venceu 5 das 6 regatas, tendo o restante pódio sido completado pelo Pede Vento, de Rui Ferreira, em segundo e pelo Super Açor / Lusitânia Seguros, de Gonçalo Botelho, no terceiro lugar.

Por fim, na divisão C, os primeiros lugares foram muito renhidos, acabando o Atchim, de Luís Charola, por se sobrepor ao One / Syone, de Nuno Neves. A fechar o pódio ficou o Golfinho M2, de Tomás Rebelo Andrade.

A entrega de prémios será feita em conjunto com a próxima prova, Troféu Ernesto Mendonça, no final do dia 25 de Fevereiro, na sede da Associação Naval de Lisboa, em Belém.

Parceiros

Deixe uma resposta