Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Quatro lideres mantém o suspense do título na Final

O Teatro Municipal de Portimão (TEMPO) está a assistir a uma “peça” de grandes emoções, a Fase Final do Campeonato Nacional Absoluto de xadrez. O suspense não podia ser maior, pois, há quatro líderes, quatro jogadores igualados no primeiro lugar.

Quatro líderes, quatro jogadores igualados no primeiro lugar

O grande mestre Luís Galego (Assembleia Figueirense) e os mestres internacionais André Ventura Sousa (AX Gaia), Rui Dâmaso e Paulo Dias (ambos da A.Xat Montemor-o-Novo) somaram 4,5 pontos após seis jornadas e um deles deverá ser o campeão nacional.

Precisamente o ainda campeão nacional, o grande mestre António Fernandes (AX Portugal), perdeu praticamente a corrida para o título, ao ser derrotado por André Ventura Sousa, no resultado mais significativo da sexta jornada. Fernandes tem 3 pontos e está a ver esfumar-se a possibilidade de conquistar a 17.ª coroa da carreira, ele que é o recordista absoluto de títulos nacionais.

À entrada da sexta ronda, Paulo Dias seguia isolado na frente, com 4 pontos, mas cedeu um empate ao companheiro de equipa e mestre FIDE Pedro Rego e foi alcançado por André Ventura Sousa, vencedor da tal partida com Fernandes, e por Luís Galego e Rui Dâmaso, que superaram, respetivamente, o mestre FIDE João Leonardo (Academia A.Xat) e o mestre nacional André Fidalgo (Santoantoniense).

A Final do Nacional Absoluto decorre até hoje domingo, dia 15, com rondas diárias, e é a principal competição do segundo festival de xadrez de Portimão, integrado nos eventos da Cidade Europeia do Desporto.

6.ª Jornada – Resultados:

Pedro Rego (MF, A.Xat Montemor-o-Novo), empate;
António Fernandes (GM, AX Portugal)-André Ventura Sousa (MI, AX Gaia), 0-1;

Rui Dâmaso (MI, A.Xat Montemor-o-Novo)-André Fidalgo (MN, Santoantoniense), 1-0; Luís Galego (GM, Assembleia Figueirense)-João Leonardo (MF, Academia A.Xat), 1-0; José Francisco Veiga (MF, EX Porto)-Sérgio Rocha (MI, Barreirense), 0-1.

Classificação:

1.ºs Luís Galego, André Ventura Sousa, Paulo Dias e Rui Dâmaso, 4 pontos; 5.ºs José Francisco Veiga e António Fernandes, 3; 7.º André Fidalgo, 2,5; 8.º Sérgio Rocha, 1,5; 9.ºs Pedro Rego e João Leonardo, 1.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta