Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Réccua Douro Ultra Trail pelo Alto Douro Vinhateiro

O Réccua Douro Ultra Trail desenrola-se no Vale do Douro e nas encostas da Serra do Marão, organizado pela Nexplore e conta com a parceria, entre outros, da Câmara Municipal do Peso da Régua, da Vila de Mesão Frio, de Santa Marta de Penaguião,  de Armamar e da Associação Desportiva de Amarante, com OPraticante.pt a voltar a ser média do evento. Este ano a prova decorre no dia 05 de outubro.

Vale do Douro

Grande parte do percurso está inserido no Alto Douro Vinhateiro, considerada pela UNESCO em 2011 como património da Humanidade. Esta região é sem dúvida detentora de uma beleza única e irresistivelmente apaixonante.

 

A Região Demarcada do Douro criada 1756 por Marquês de Pombal, para garantir a qualidade e autenticidade dos vinhos desta região, tornou-se a primeira região demarcada do mundo. A Região Demarcada do Douro abrange uma área de cerca de 250 mil hectares, embora apenas cerca de 45 mil estejam plantados com vinha. A Serra do Marão protege a região dos ventos húmidos do Atlântico e influenciam de forma relevante o clima da região, que se caracteriza por Invernos rigorosos e Verões bastante quentes.

Serra do Marão

A imponente Serra do Marão com os seus 1 415m de altitude, é uma fronteira natural entre o Norte Litoral e Trás-os-Montes. Ao longo da serra encontram-se diversas instalações abandonadas da exploração de minas de volfrâmio que tiveram o seu auge nos tempos da Segunda Guerra Mundial.

Esta serra que se ergue sobre os socalcos vinhateiros é a combinação perfeita para tornar o percurso do Réccua Douro Ultra Trail único em Portugal e mesmo no mundo. Associar uma zona de uma enorme beleza, com séculos de história, com condições ótimas para a prática da modalidade irá certamente resultar o Réccua Douro Ultra Trail numa ‘história’ com final feliz.

Réccua Douro Ultra Trail

Imagina que começas a correr numa das regiões mais bonitas do Mundo. A tua jornada inicia-se sobre o DOURO, rumando aos SOCALCOS VINHATEIROS da mais antiga REGIÃO DEMARCADA DO MUNDO. Gradualmente ganhas altitude à medida que te aproximas da imponente SERRA DO MARÃO, vencendo GRANDES DECLIVES e percorrendo EXIGENTES TRILHOS de beleza incomparável.

Os CONTRASTES DA PAISAGEM acentuam-se assim que chegas ao topo da Serra. Visualizas o Douro, os socalcos, a floresta, os parques eólicos e o maciço rochoso do Marão e muitas outras Serras em teu redor. Desde a Serra da Estrela à Serra de Montemuro, passando pelo Gerês ou pela Cabreira, parece que o HORIZONTE NÃO TEM FIM. Depois desces vertiginosamente regressando ao ponto de partida, passando por ALDEIAS DE MONTANHA, praticamente isoladas da civilização.

O evento conta com 4 distâncias: 85km, 45 km, 25 km e 15 km.

As inscrições estão já abertas.

Página da organização.

Site oficial do evento.

Página do evento.

Inscreve-te já e não percas esta aventura!

[dividir ícone = “círculo” width = “medium”]

Texto: Andreia RibeiroSapatilhas Pensadoras
Fotos: Susana Luzir

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta