Resultados dos portugueses nos Jogos Europeus

As Seleções Nacionais de Greco Romana e de Livre terminaram as suas participações nos primeiros Jogos Europeus realizados em Baku no Azerbaijão.

As Lutas Olímpicas são vistas em Azerbaijão como o desporto nacional, o que já se contava que as bancadas do Pavilhão tivessem cheias, mas ainda assim e para atrair mais interessados, a United World Wrestling apostou na realização do Campeonato da Europa integrando este grandioso evento. Uma aposta ganha.

Portugal participou neste evento com cinco lutadores, três de Greco Romana, João Carvalho, Hugo Passos e Zurab Bekauri e duas Femininas em Livre, Liliana Santos e Vânia Guerreiro, comandados pelos Selecionador Luís Fontes e com a supervisão do Presidente da Federação Perdo Silva.

Esta comitiva das Lutas Olímpicas, juntamente com toda a Missão de Portugal do Comité Olímpico de Portugal (COP) compareceram na Cerimonia de Abertura dos Jogos Europeus, perante um Estádio Nacional completamente lotado, tendo a atuação surpresa da super estrela internacional Lady Gaga. A Bandeira Nacional foi transportada na abertura, perante cerca de 65000 espectadores, pelo atirador quatro vezes olímpico, João Costa, que foi o porta-estandarte da Missão Portuguesa.

Análise da prestação nacional da modalidade.

Seleção Nacional de Luta Livre Feminina

48Kg – Liliana Santos perde o seu primeiro combate por superioridade técnica frente à azeri Mariya Stadnik por 4-1. Sendo que a lutadora da casa chegou à Final, onde acabou por vencer e sagrar-se BiCampeã da Europa, fez com que a nossa Lusa fosse repescada e enfrenta-se a Francesa Julie Sabatie, a vitória sorriu à Sabatie vencendo por 0-3 (7-0 em pontos técnicos).
Liliana Santos classificou-se em 13º entre 17 lutadoras.

53Kg – Vânia Guerreiro perde por assentamento com a Ucraniana Campeã da Europa de sub-23, Liliya Horishna, num combate em que começou a ganhar. O resultado estava em 4-1 a favor da ucraniana no momento do assentamento que atribui à adversária de Vânia um resultado final de 5-0.
Vânia Guerreiro classificou-se em 16º entre 19 lutadoras.

Seleção Nacional de Luta Greco Romana

59Kg – João Carvalho perdeu por pontos (6-0) com o lutador da Arménia, Roman Amoyan. Este lutador tem um bom currículo, onde conta com vários pódios em Campeonatos da Europa e Mundo, 3 Medalhas de Ouro na Europa e um Bronze nos Jogos Olímpicos de Beijing – China.
João Carvalho classificou-se em 18º entre 24 lutadores.

66kg – Hugo Passos perdeu na primeira ronda frente ao turco Abdulsamet Ugurli numa decisão por pontos que foi favorável ao lutador da Turquia por 3-1.
Hugo Passos classificou-se em 22º entre 29 lutadores.

71Kg – Zurab Bekauri não participou na prova devido a uma lesão contraída no último treino, antes da competição. Um problema numa vista no treino com Hugo Passos deixou de fora o atleta luso nascido na Geórgia. Uma infelicidade que deixou assim o lutador fora dos Jogos Europeus, que perdeu automaticamente o combate que tinha frente a um lutador da Croácia Dominik Etlinger, vice-campeão do Mundo de Sub23. O resultado final foi 0-5 por não participação de Bekauri.
Zurab Bekauri classificou-se em 15º entre 19 lutadores.

Texto de: Mundo da Luta Olímpica
Fotos: FPLA

Parceiros

Deixe uma resposta