Rio Mondego recebe trail do Circuito de Montanha

Rio Mondego

A Câmara Municipal de Penacova organiza, no próximo dia 27 de agosto de 2017, em colaboração com a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e Terras de Aventura, um Trail (21 km) e um Mini-Trail (12,6 km) em montanha, bem como uma caminhada (10 km) nas margens do rio Mondego denominado 10ª Corrida dos Moinhos de Penacova.

A 10ª Corrida dos Moinhos de Penacova encontra-se integrada no Circuito de Montanha 2017.

O evento desenrola-se num cenário de excepcional beleza natural da Serra do Bucaço e margens do Rio Mondego.

TRAIL (21 km) pelas margens do Rio Mondego

Partida às 8h30m para um percurso, na distância de 21 km (990 m. D+), com partida e chegada no areal da Praia Fluvial do Reconquinho (51 metros), na margem esquerda do rio Mondego.

Acentuada subida inicial, em direção à zona histórica de Penacova, e posterior descida à Quinta da Ribeira, pela escadaria de acesso a esse local, seguindo-se a alternância de subidas e descidas percorrendo trilhos pedestres, veredas, caminhos e estradas municipais que levarão os participantes a passar pela Ribeira da Presa, Ponte da Galiana, fornos de cal de Casal de Santo Amaro, núcleo de moinhos de vento de Gavinhos, Espinheira, núcleo de moinhos da Portela (ponto mais elevado do percurso – 476 metros), moinho do Aviador, Ponte e Quinta da Ribeira, ponto a partir do qual os atletas irão efetuar o retorno em direcção à meta, instalada na Praia Fluvial do Reconquinho, a poucos metros após a passagem da ponte pedonal sobre o rio Mondego.

MINI-TRAIL (12,6 km)

Partida às 8h45m para um percurso competitivo, na distância de 12,6 km (670 m. D+), com partida e chegada no areal da Praia Fluvial do Reconquinho (51 metros), na margem esquerda do rio Mondego.

Cinco quilómetros iniciais e finais coincidentes com o percurso longo, alternando as subidas e descidas constantes e a diversão que o trail proporciona.

CAMINHEIROS

Participantes em passeio pedestre não competitivo, acompanhados de guias locais que farão a interpretação da região.

Partida às 8h45m, coincidente com a hora e local dos atletas do MINI-TRAIL (Praia Fluvial do Reconquinho), seguindo-se um percurso pedestre, na distância de aproximada de 10 km, utilizando os carreiros pedestres na margem esquerda do rio Mondego até à ponte do Louredo, onde passam para a margem contrária e continuam até à povoação de Rebordosa, onde será servido pequeno-almoço tradicional antes do regresso à meta.

Inscrições aqui.

Parceiros

Deixe uma resposta