RIO TÂMEGA RECEBE TAÇA DE PORTUGAL DE SLALOM
Taça de Portugal de Slalom -2024 vai decorrer, hoje, mais uma vez na pista das Fontainhas ( Rio Tâmega ) – Fridão, em Amarante.
É uma organização do ABC – Águas Bravas Clube em colaboração com a Federação Portuguesa de Canoagem no âmbito das suas atividades.
A pista das Fontainhas (Rio Tâmega) – Fridão, em Amarante é considerado um dos locais de nível nacional mais adquado a este tipo de modalidade, garante Mário Silva do Águas Bravas Clube (ABC) de Amarante.
Rio Tâmega
“O rio Tâmega tem a nobreza de uma pedra preciosa e não se confunde com mais nenhum outro. Majestoso, percorre sinuoso mais de duzentos quilómetros, entre vales e escarpas, açudes e lameirais.
Ora intempestivo, ora manso é um dos principais rios do norte de Portugal. Nasce na Serra de São Mamede, na Galiza, Espanha, numa fonte a que chamam Tâmega.“
Fonte: Enoturismo.pt
Esta competição poderá servir de base para convocatórias de atividades e estágios das equipas nacionais nos primeiros meses de 2025, segundo informação da Federação Portuguesa de Canoagem.
Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal
O Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal (CCABP), é uma organização sem fins lucrativos que associa praticantes de um desporto cada vez mais conhecido entre nós – a canoagem de águas bravas.
Os seus objectivos são a divulgação e prática desta modalidade, bem como a protecção ambiental no que se refere aos rios e sua paisagem envolvente.
O CCABP conta já com uma ampla experiência ao nível da descida de rios – temos “descoberto” e dado a conhecer grande parte dos rios e percursos ideais para este desporto em Portugal.
Mas o clube conta também com um curriculum internacional extenso:
Expedição aos Himalayas Nepaleses;
Expedição ao Equador;
Expedições ao Atlas Marroquino;
Expedição à Córsega;
Expedição ao Chile e participação em provas/encontros em Espanha, França, Itália, Eslovénia e Turquia.
Para além de praticantes, contam também com experiência em termos organizativos, incluindo diversas provas e encontros Nacionais e Internacionais da modalidade desde 1990.
Paralelamente tem desenvolvido esforços no recrutamento de novos praticantes e na evolução dos canoístas já com alguma experiência, através de ações de formação.
“Só unindo os esforços e experiências individuais num Clube e organizando provas com participantes Nacionais e estrangeiros e expedições, podemos contribuir para que a modalidade se desenvolva.
Conquistar mais adeptos entre as camadas mais jovens, um pouco por todo o país.
Fazendo evoluir as técnicas e as condições para a prática de um desporto que encontra nos nossos rios condições verdadeiramente privilegiadas.“, concluiu Mário Silva as suas declarações sobre o clube