RIO TINTO, OS VALENTES SAÍRAM À RUA
A Implementação da República em Rio Tinto, celebra-se a correr e a caminhar por uma das principais avenidas do concelho de Gondomar, este ano não foi exceção e a Corrida da República chegou à sua 10ª edição.
Leia também
RIO TINTO A CORRER NA CELEBRAÇÃO DA REPÚBLICA
Corrida da República
A Corrida da República, realizou-se no dia 6 de Outubro pelas 10horas, teve como ponto de partida e de chegada o Largo do Mosteiro, junto à Igreja de Rio Tinto.
Com organização da Associação Comvidacorrer, juntamente com a Junta de Freguesia de Rio Tinto e a Eventsport.
Contou com o apoio media de OPraticante.pt.
Uma prova só para valentes
As previsões atmosféricas não eram as melhores para a hora da prova, prometendo as mesmas um clima bastante agreste para se correr, mas…
É verdade, este ano em Rio Tinto, mais do que nunca nesta 10ª edição se pode dizer que foi uma prova só para duros, para verdadeiros valentes!
Valentes esses, que estiveram lá do inicio ao fim, que apanharam aguaceiros, por vezes até bem fortes e disseram presente na mesma! De outros não se pode dizer o mesmo.
Quanto ao percurso por Rio Tinto
A prova decorre quase toda ela ao longo da Avenida da Conduta entre Rio Tinto e São Cosme, passando também pela freguesia de Fânzeres.
Este é um percurso exigente, um percurso para atletas que gostam e bem de se testar.
Entre subidas e descidas algumas bem íngremes, também tem as suas longas retas que parece nunca mais terem fim.
João Oliveira venceu em Rio Tinto
João Oliveira, atleta da equipa Nascidos para Correr – Associação Desportiva foi o primeiro a cortar a linha de meta e assim venceu esta edição da Corrida da República com o tempo de 00:34:36.
Já em segundo lugar ficou Miguel Santana, do Grupo Desportivo Recreativo Juventude das Ribeiras com o tempo de 00:34:53.
A fechar o pódio, Fábio Sousa da Luz e Vida Gondomarense que terminou a prova em 00:36:22.
Ana Santos vence nas mulheres
Ana Santos foi a grande vencedora, ficou na primeira posição, com o tempo de 00:42:03.
Por seu lado, Catarina Picamilho ficou na segunda posição ao cortar a meta em 00:45:16.
A fechar o pódio, Isabel Sousa do Futebol Clube de Penafiel que terminou em 00:46:03.
Vencedores por equipas
Na competição coletiva, a grande vencedora foi Luz e Vida Gondomarense. Na segunda posição ficou Nascidos para Correr Associação Desportiva e em terceiro a RunRiver – Escola Atletismo de Rio Tinto.
OPraticante.pt mais uma vez subiu ao pódio
Joana Cândido a representar o nosso órgão de comunicação, ficou a apenas um segundo de ser a terceira classificada no pódio da geral.
Não conseguiu o da geral, mas mais uma vez se superou e no seu escalão foi a segunda classificada. Terminou a prova em 00:46:04, em 4ª da geral e 2ª F40.
Já Helena Santos por seu lado, foi 22ª da geral e 5ª F35, terminou a prova em 00:59:29 conseguindo assim o seu melhor tempo nesta prova.
Destaque para o staff e voluntários em Rio Tinto
Destaco aqui todo o trabalho do Staff e voluntários, sim aquelas pessoas que muitos não valorizam, mas nos dias anteriores e no próprio dia da prova para que nada falhe se levantam de madrugada para prepararem toda a logística.
A verdade é que toda a logística, começou ainda de madrugada, quando chovia torrencialmente e mesmo assim debaixo de chuva tudo estava pronto a tempo e horas e sem falhas.
Staff e voluntários esses, que também estiveram ao longo do percurso a apoiar os atletas e nos abastecimentos.
E se chovia claro, infelizmente foi pouco o público presente mas mesmo assim os atletas conseguiram ter apoio, de valentes que não tiveram medo da chuva, do pessoal da organização e para além disso dos PSP e GNR que iam cortando as vias.
Próximas provas Eventsport
- 20 de Outubro – Corrida do Bombeiro;
- 08 de Dezembro – Volta a Paranhos;
- 14 de Dezembro – São Silvestre de Gondomar.