Romeu Gouveia no Campeonato do Mundo Jovem de Skyrunning
A Seleção Nacional Jovem de Skyrunning está de partida para Andorra, para participar nos Youth Skyrunning World Championships (YSWC) que decorrem de 27 a 30 de julho, em Arinsal.
Portugal com onze atletas no Campeonato do Mundo Jovem de Skyrunning
Esta jovem seleção é constituída por onze atletas de seis clubes filiados, que foram selecionados após os resultados obtidos no Km Vertical e na Santana SkyRace®, provas inseridas no programa da Ultra SkyMarathon® Madeira, no início de junho, e que serviram para selecionar os melhores.
Quatro destes jovens já são repetentes, visto que estiveram presentes no primeiro Campeonato do Mundo para Jovens, organizado pela International Skyrunning Federation (ISF) no ano passado em L’Aquila, Itália.
Cláudio Fernandes, João Patrício, Romeu Gouveia e Juliana Oliveira foram os precursores da presença da FCMP nestes campeonatos mundiais.
Destacou-se a Juliana por ter obtido três medalhas de bronze no seu escalão.
A Juliana Oliveira Associação Abútrica
A Diogo Gomes Associação Abútrica
A Tiago Abreu Ludens Clube de Machico
A Simão Loureiro Associação Abútrica
B Romeu Gouveia Comissão de Melhoramentos de Mouronho
B Cláudio Fernandes Associação Abútrica
B Pedro Teles Clube Desportivo Escola de Santana
B Francisco Luís Ludens Clube de Machico
B Gonçalo Luís Ludens Clube de Machico
U23 João Patrício Comissão de Melhoramentos de Mouronho
U23 Cristiano Oliveira Sport Clube Beira-Mar
Romeu Gouveia parte para o seu grande objectivo
Romeu Gouveia o benjamim da equipa Salomon Suunto Portugal prepara-se para o seu grande objetivo do ano, o Campeonato do Mundo de Sky Running de Juniores, que este ano terá lugar em Andorra.
Depois de um 11.º lugar no ano passado em Itália, o atleta terá que se defrontar com as famosas adversidades das montanhas de Andorra e com adversários de peso, como o japonês Ruy Ueda vencedor da Sky Race no ano passado e Nicolas Molina, que ganhou a corrida de juniores este ano em Zegama-Aizkorri.
Romeu parte para Andorra hoje para se adaptar ao clima e ao terreno, mas o campeonato só começa na sexta com o Km vertical, a primeira prova em que o atleta vai participar, e regressa ao terreno de competição no domingo, para a Sky Race que tem 20 km.
Romeu apurou-se para este campeonato na Ultra SkyMarathon na Madeira em junho passado, onde venceu a Sky Race de 20 km e ficou em 3.º lugar no Km Vertical.
Romeu tem tido um ano brilhante, soma 3 primeiros lugares e um 2.º no campeonato nacional (série 150) e teve a oportunidade de participar na Salomon Running Academy na Áustria, onde passou uma semana com alguns dos melhores atletas do mundo e pode desenvolver as suas capacidades e partilhar experiências.
Forte concorrência para três competições
Às duas disciplinas em competição, junta-se o Combinado que soma os resultados do Km Vertical e da SkyRace®.
Este ano, a concorrência apresenta-se mais forte ou não se realizassem estes campeonatos próximos de Espanha, uma das mais fortes nações nas corridas de montanha, à qual se juntará certamente a Itália, a República Checa e o Japão, outros países com jovens candidatos de excelente qualidade.
Portugal também apresenta uma seleção de nível elevado e estará presente nos três escalões de idade: A (16 e 17 anos), B (18 a 20 anos) e Sub-23 (21 a 23 anos).
Lamenta-se o facto de não ter aparecido nenhuma federada dos escalões B e Sub-23 na Madeira.
Por isso, mais atletas masculinos nos escalões A e B preencherão a quota destinada a Portugal.
Selecção parte hoje
A Seleção Jovem parte no dia 25, estando o seu regresso previsto para dia 31.
Todos entram em competição no dia 28, participando no Km Vertical (1020 m de desnível em 3,6 Km).
No dia 30, tem lugar a SkyRace® Arinsal, prova de 15 Km e 1415 m de desnível positivo acumulado.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Ana Águas / FCMP
Fotos: João M. Faria