Rota de Santiago no concelho de Lamego

caminhada01

A Rota de Santiago no concelho de Lamego, pré iniciou-se pelas 8h:00 da manhã, de sábado, dia 21 de maio de 2016, com os caminheiros a serem recebidos no Salão Nobre da C. M. Lamego, onde adquiriram e carimbaram as credenciais de Santiago, fornecidas pela Associação Espaço Jacobeus de Lamego. Ao mesmo tempo, com a Drª Augusta, da farmácia Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, efetuaram um teste de glicémia para despiste da Diabetes, recebendo uma t-shirt.

De seguida, após um breve briefing da organização, partiram num autocarro para Bigorne, local combinado para a partida dos caminheiros/peregrinos, prontos para percorrer os 29 km da Rota de Santiago no Concelho de Lamego, iniciando aí a marcha, em direção a Magueija.

Dia nebulado e manhã fresca, o clima ideal para se caminhar!

Pelas 11h:00, o grupo foi recebido em Magueija, pela Associação para o Desenvolvimento Social, Cultural e Desportivo de Magueija (A.D.S.C.D.M.) e pelo presidente da União de Freguesias Bigorne, Magueija e Pretarouca, Sr. Gilberto. Vestidos com o traje popular de Magueija, ofereceram bebidas frescas e iguarias da região aos caminheiros. O nosso agradecimento por esta receção, que já se tornou uma tradição.

Depois de Penude e Arneirós, por volta das 13h:45, pararam junto ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde todos puderam descansar e almoçar.

Cerca das 14h:30, o grupo partiu para a última etapa, em direção ao lugar do Torrão, junto à ponte pedonal da Régua.

Souto Côvo, Sande, Central do Varosa ficaram para trás com a passagem pela ponte de alvenaria do Varosa, a ser o momento mais apreciado. Esta obra foi construída para a linha de comboio para Lamego mas, como é sabido, nunca teve utilidade, sendo agora um trilho pedonal de terra batida de rara beleza natural e paisagística.

caminhada02

Cerca das 17h:45, o autocarro da organização recolhia os participantes, junto ao Rio Douro, para o regresso a Lamego.

Ainda houve lugar, pelas 19h:00, à celebração da Missa do Peregrino de Santiago, na Igreja de Santa Maria Maior de Almacave.

Este foi mais um evento com organização da Secção de Pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego, Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego, Associação D.S.C.D – Magueija; Inovterra; Revista OPraticante; Farmácia Nossa Senhora dos Remédios; União de Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca; e Câmara Municipal de Lamego, a quem endereçamos os nossos agradecimentos por ter assegurado o transporte dos participantes.

Se gosta de caminhar, participe no próximo evento, domingo, 6 de junho, no percurso “Varandas do Douro”, na Freguesia de Ferreiros, com partida agendada para as 9h:15, no Largo do Coreto e organização dos Amigos de Ferreiros – A.C.D..

Saiba mais aqui

Parceiros

Deixe uma resposta