Rugby | Ambição lusa insuficiente para contrariar favoritismo romeno
Share the post "Rugby | Ambição lusa insuficiente para contrariar favoritismo romeno"
A Seleção Nacional XV não conseguiu este sábado levar de vencida a Roménia, em jogo da primeira jornada do REC – Rugby Europe Championship. A equipa de leste impôs-se por 37-10.
A Roménia foi mais feliz ao ganhar vantagem no marcador através de três pontapés de penalidade e um ensaio aos 20 minutos. Portugal, no entanto, ainda reduziu por Pedro Ávila numa penalidade certeira. A Seleção Nacional XV acabaria por jogar a ponta final do primeiro tempo com menos dois jogadores – cartão amarelo a Julien Bardy e Duarte Marques – e sofria o segundo ensaio romeno que fixava a vitória parcial de 23-3.
Na segunda parte, a Roménia ampliou a vantagem antes de estarem cumpridos três minutos com mais um ensaio mas a reação lusa foi imediata e Nuno Penha e Costa alcançaria a linha de ensaio com sucesso. Portugal mostrou querer, vontade, raça de “lobos” e equilibrou o encontro. O desgaste físico luso acabou no entanto por permitir mais um ensaio romeno para fechar o resultado final em 37-10 favorável à Roménia.
“Cometemos alguns erros que foram fatais na primeira parte. Frente a equipas destas quando erramos pagamos caro. Na segunda parte entrámos com mais ambição, foi isso que transmiti aos jogadores no intervalo, e conseguimos marcar um ensaio. Esse era o objetivo”, sublinhou o treinador nacional, João Luís Pinto.
O capitão Vasco Uva reconhece que foram cometidos erros mas ressalta a ambição e garra lusa.
“Apesar de sermos uma equipa jovem, temos ambição. Aliás, enquanto for eu o capitão da Seleção Nacional XV, não me venham pedir objetivos menos ambiciosos. Entrar para perder por poucos não faz parte do ADN de Portugal”, afirmou.
Texto e foto de: F.P.Rugby