Rugby | Cascais Rugby arredado da luta pelo título

O Cascais Rugby perdeu com a Agronomia por 13-19 perdendo a hipótese de continuar a lutar pelo título. No sábado, 28 de março, a equipa da linha acabou por não conseguir superiorizar-se aos experientes agrónomos que assim seguem para as meias finais. Aos Cascais resta concentrar-se na Taça de Por-tugal onde terá a meia final com um difícil encontro na Lousã, com o clube local.
Cascais Rugby -13 – Agronomia- 19
Após terminar em 4º lugar na fase regular, o Cascais, equipa sensação de 2014/2015 disputava o playoff para o título, após o interregno de muitos anos contra a sempre difícil Agronomia, uma das equipas mais habituadas a jogos decisivos na última década.
Com as bancadas lotadas e uma enorme expectativa, previa-se um jogo equili-brado, numa batalha de avançados, decidida apenas por pequenos detalhes, e assim foi.
Agronomia entrou determinada no campo, fechando o jogo, com a sua 3ª linha muito activa, mas encontrou um Cascais agressivo na defesa, mantendo sem-pre uma excelente organização. No entanto, Agronomia conseguiu mesmo os primeiros pontos através dum pontapé de ressalto, inteligentemente colocado pelo seu médio de abertura.
Sem estar afectada por isso, a equipe da linha pegou no jogo e começaram a abrir-se algumas brechas na defesa, paradas muitas vezes com faltas no “breakdown”, penalizadas pelo árbitro e permitindo os primeiros pontos para Cascais.
No entanto, o jogo revelava-se equilibrado, sem grandes ocasiões de ensaio eminente, excepção feita a um eminente ensaio da Agronomia anulado in extremis pela defesa do Cascais, sendo o resultado de 6-6 ao intervalo.
A 2ª parte, a favor do vento e com mais 2 jogadores em campo (2 exlusões temporárias por amarelos) previa-se uma entrada forte do Cascais, mas com a Agronomia a conseguir controlar o jogo e a entrada de vários jogadores expe-rientes como Francisco Mira, MartinusHoffman, João Pratas e Manuel Murteira, serviu como tónico e motivação para o que vinha a seguir, garantindo algum ascendente que lhes levou ao 1º ensaio da tarde.
O Cascais ainda conseguiu reduzir marcando um excelente ensaio por José Conde, chegando-se aos últimos minutos com enorme emoção com o Cascais a jogar em cima da área de ensaio da Agronomia, mas pouca lucidez dos homens liderados por João Bettencourt não possibilitou o ensaio que faltava para assegurar a passagem à desejada meia final.
Cascais Rugby:
1.Santiago Abdala 2.Nuno Taful 3.José Conde 4. Afonso Sousa 5, Frederico Vasconcelos 6. João Cabaço 7. Salvador Vassalo 8. Francisco Sousa 9. Nuno Ávila 10.Miguel Lucas 11. Rodrigo Carvalho 12. Bernardo Pereira 13. Sebastião Van Zeller 14. Jose Abrantes 15. Rodrigo Ribeiro
Banco: 16. Bruno Silva (’80) 17.Mario Zaballos’( 59) 18.Pedro Andrade 19.Luis Silva (’53) 20.Tomas Matta 21.Francisco Guerra (’51) 22.Mauro Estrela 23. Bernardo Gonçalves
Marcadores: Rodrigo Ribeiro (3+3), José Conde (5)
RC Lousã – Cascais Rugby, dia 2 de abril
O Cascais Rugby defronta a Lousã no dia 2 de Abril. Neste jogo disputa-se o acesso à final da taça de Portugal das meias-finais da taça podendo regressar o Cascais a um grande palco nacional e ser histórico para a Lousã, equipa que actualmente se encontra no 1º lugar da primeira divisão.
Foto: Pai Conde