SEIA RECEBE DISPUTA DOS TÍTULOS NACIONAIS DE DHI

seia

Gonçalo Bandeira - Campeão Nacional Elite

O Campeonato Nacional de Downhill (DHI) presented by Shimano disputa-se no próximo domingo em Vila Cova à Coelheira, freguesia do concelho de Seia.

Texto: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Campeonato Nacional de Downhill em Seia

A pista, com 1700 metros de extensão, recebe os primeiros treinos oficiais na tarde de sábado, mas será no domingo que as emoções vão crescer à medida que os participantes aceleram na descida.

A jornada de domingo arranca, às 8h00, com os primeiros blocos de treinos, mas as descidas cronometradas acontecem mais tarde. Às 11h00 começa a manga de qualificação, estando a final agendada para as 14h30.

Estão inscritos mais de 160 corredores, distribuídos por 12 categorias de competição e três “open”.

Foto de arquivo

Downhill que modalidade é ?

Downhill é uma forma do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso.

Uma modalidade do mountain bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 1970. Em Portugal, a modalidade teve a sua origem em Porto de Mós (Leiria) e desde então tem se expandido a todo o país.

Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de São Francisco, Califórnia, para descer montanha abaixo.

Para isso, eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e travões mais potentes.

Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da indústria do Mountain Bike.

O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.

Mais eventos oficiais

5 de novembro

Encontro Regional de Escolas de BTT, Ansião

6 de novembro

18.º Raid BTT de Sobrado, Valongo
Encontro Regional de Escolas de BTT, Tondela
Taça Intermunicipal de Rsistência BTT, Lisboa
Encontro Inter Escolas do Algarve, Estádio do Algarve, Faro-Loulé

Parceiros

Deixe um comentário