Seleção na Ronde de l’Isard para ser protagonista

Ronde de l’Isard

A Equipa Portugal vai participar na Ronde de l’Isard, prova internacional de sub-23, que se realiza em França entre 17 e 20 de maio. A equipa nacional vai tentar ser protagonista numa prova que junta seleções e equipas de desenvolvimento.

Portugal representado por seis corredores no Ronde de l’Isard

O selecionador nacional, José Poeira, convocou seis corredores: André Carvalho (Liberty Seguros-Carglass), André Ramalho (Jorbi/Team José Maria Nicolau), Hugo Nunes e Jorge Magalhães (Miranda-Mortágua), João Almeida e Rui Oliveira (Hagens Berman Axeon).

Considero que é uma equipa homogénea, que dá garantias para uma prova de grande dificuldade.
A montanha vai marcar a competição, mas a terceira etapa, num perfil mais plano, pode ser uma excelente oportunidade para o Rui Oliveira”, avança José Poeira.

Rui Oliveira
Rui Oliveira – foto de arquivo

A Ronde de l’Isard arranca com uma ligação de 125,9 quilómetros, ente Lorp-Sentaraille e Eychel, com final em alto.

No segundo dia a meta volta a estar colocada em altitude, em Goulier-Neige, depois de percorridos 154,3 quilómetros desde Fonsorbes.

A terceira etapa é a menos montanhosa, 153,4 quilómetros entre Lévignac e Boulogne-sur-Gesse.

A prova termina com uma tirada de grande dificuldade orográfica, embora sem final em alto. Serão 152,4 quilómetros, entre Salies-du-Salat e Saint-Girons.

Uma porta de acesso dos jovens ao pelotão profissional

A Ronde de l’Isard é uma das mais importantes provas internacionais de sub-23 e uma porta de acesso dos jovens ao pelotão profissional.

Os três primeiros classificados das derradeiras três edições representam, em 2018, equipas WorldTour e Continentais Profissionais.

Em 2017 venceu o russo Pavel Sivakov, atualmente no plantel da Team Sky.

Tiago Antunes

Numa competição à medida dos futuros grandes talentos do pelotão internacional, em 2017 o português Tiago Antunes foi terceiro na quarta e última etapa da Ronde de l’Isard concluíndo a prova francesa na 10.ª posição da geral coroada pelo russo Pavel Sivakov (BMC Development Team).

Na classificação por equipas, a Equipa Portugal foi quinta entre 19 conjuntos.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: UVP / FPC

Parceiros