Banner superior
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Semana Europeia de Cicloturismo já mexe nas Aldeias

A Semana Europeia de Cicloturismo de 2019 realiza-se em Portugal, tendo como capital Belmonte, mas levando os 1500 participantes esperados a visitar todo o território das Aldeias Históricas, entre 29 de junho e 6 de julho.

As inscrições já estão abertas

A Federação Portuguesa de Ciclismo foi escolhida pela União Europeia de Cicloturismo para organizar, em 2019, o acontecimento mais importante do cicloturismo europeu.

Delmino Pereira, António Dias Rocha, Agnelo Quelhas

Belmonte, juntou as entidades portuguesas responsáveis pela organização, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Câmara Municipal de Belmonte, a Associação das Aldeias Históricas e a Associação de Ciclismo da Beira Interior, que assinaram o protocolo para levar a cabo a Semana Europeia de Cicloturismo.

Apesar de faltar mais de meio ano para o início do evento, as inscrições já estão abertas e a hotelaria da região conta já com reservas de participantes de diferentes países. Além disso, respeitando a filosofia de muitos praticantes de cicloturismo, serão criados na vila de Belmonte espaços de acampamento com capacidade para 200 autocaravanas, 100 caravanas e 300 tendas de campismo.

Semana Europeia de Cicloturismo

A Semana Europeia de Cicloturismo irá oferecer um vasto programa de atividades velocipédicas, culturais e gastronómicas, sendo um encontro de culturas diferentes, que têm como principal ponto de contacto a paixão pela bicicleta e pelo cicloturismo.

Semana Europeia
Castelo Belmonte

Durante o certame, serão disponibilizados aos participantes três sugestões diárias de percursos, um curto, um médio e um longo, adaptados aos diferentes perfis físicos dos cicloturistas. Haverá, no total, 18 percursos circulares sugeridos, com partida e chegada em Belmonte.

Os cicloturistas poderão também experimentar os dez percursos lineares, desenhados entre Belmonte e as Aldeias Históricas, completar os dois desafiantes trajetos de longa distância ou cumprir o grande itinerário, com cerca de 600 quilómetros, que percorre as 12 Aldeias Históricas.

As pedaladas não esgotam a animação, nem as possibilidades de descoberta do território e das suas gentes, pois a programação cultural contará com diferentes focos de animação, incluindo excursões com visitas guiadas aos locais de maior importância patrimonial das Aldeias Históricas.

Informações detalhadas e inscrições.

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta