Silvana Dias – “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”

Silvana Dias vive em Felgueiras de onde é natural. Nasceu a 5 de junho de 1994, e foi bem cedo que começou a acumular títulos de campeã nacional. Iniciou-se na União Desportiva de Várzea (Felgueiras) e atualmente representa o Sport Lisboa e Benfica desde 2014.

A atleta tem um currículo desportivo invejável repleto de vitórias. Como juvenil foi nada mais nada menos que cinco vezes campeã nacional: no corta-mato nacional escolar, no corta-mato nacional juvenil, no torneio Olímpico Jovem (3.000 mt), no campeonato nacional de Pista (1.500 mt e 3.000 mt). Em 2012, a competir como júnior sagrou-se campeã nacional de pista coberta (3.000 mt), do corta-mato nacional júnior, do campeonato nacional de pista (3.000 mt) e vice-campeã da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Em 2013 vence a Taça dos Clubes Campeões Europeus em Juniores e torna-se campeã nacional de Pista em sub-23 (3000m).

Em 2014, na categoria sub-23, obtém o título de campeã nacional de estrada e do corta-mato curto e carimba a melhor marca do ano nos 5.000 mt (16min24seg).

Repete o título de campeã nacional de estrada, em Sub-23, em 2015. Nesse mesmo ano, torna-se campeã nacional de pista coberta (3.000 mt) com o seu record pessoal nessa distância (9min35seg), vice-campeã de Portugal em pista coberta (3.000 mt) e campeã nacional de 10.000 mt.

No ano passado foi campeã nacional, Sub-23, de pista coberta nos 3.000 mt, sub-vice campeã nacional séniores pista coberta (3.000 mt). Baixa o seu record pessoal nos 3.000 mt em um segundo para 9min34seg .

Obtém ainda os seguintes títulos por equipas: sub-vice campeã nacional, sub-23 de pista coberta, vice-campeã nacional sénior pista coberta, vice-campeã nacional sub-23 Ar Livre, vice-campeã nacional sénior Ar Livre.

Finalmente em 2017 arrecado o título de vice-campeã nacional de pista coberta sénior por equipas.

Carlos Mendes foi o seu treinador até ao passado mês de março em que passou a ser treinada por Ricardo Ribas.

No passado dia 9 de abril, Silvava Dias terminou a 12ª Corrida do Benfica em segundo lugar, atrás da sua colega de equipa Dulce Félix.

2º Lugar – 12ª Corrida do Benfica – 2017

Silvana Dias – “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”

Como e quando é que surge o atletismo na sua vida?

O atletismo surge na minha vida através de um amigo e, na altura, colega de escola.

Sempre participei no Deporto Escolar, até em várias modalidades, mas sempre me destaquei no atletismo. Nas aulas de Educação Física fui sempre das melhores quando se tratava de correr, mesmo frente aos rapazes.

Um dia, esse tal meu amigo que já corria no União Desportiva de Várzea, convidou-me a ir e experimentar um treino e eu disse logo que sim. No início não foi fácil convencer os meus pais que receavam que eu tivesse menos tempo para estudar, mas aos poucos habituaram-se … e já lá vão nove anos!

Mudou recentemente de treinador, como é ser treinada pelo Ricardo Ribas, também conhecido por “el Comandante”? É um treinador exigente?

Já treinava com o Carlos Mendes há muitos anos (praticamente desde sempre) e por isso custou-me muito deixá-lo, mas sei que tenho nele um grande amigo e por vezes até um pai e que estará sempre disponível se eu precisar. Senti que precisava de uma mudança, de um clique…

Treinar com o Ricardo Ribas está a ser uma experiência incrível, estou a adorar! Sempre o admirei muito como atleta, mas também tenho acompanhado o trabalho dele como treinador e foi por isso que o escolhi para me ajudar. E cada dia que passa estou mais segura de que tomei a decisão acertada. É fantástico integrar o grupo de treino que ele gere!

Se ele é exigente?  Claro que sim! Se assim não fosse, as coisas não correriam bem. Estamos num deporto muito exigente por natureza e se nós não formos exigentes ficamos para trás…

Acho que a alcunha “El comandante”, como muitos lhe chamam, lhe assenta na perfeição. Tenho um treinador que comanda!!!  E comanda bem!!!

Em que se baseia o seu treino?

O meu treino consiste em treinos de rolamentos rápidos e lentos. Faço também treinos intervalados curtos e longos. Dependendo da altura da época, faço também as rampas para ganhar força. Normalmente ao domingo faço um treino mais volumoso a nível de kms…

Grupo de Treino
Ricardo Ribas e Silvana Dia – Um dia de Treino

Qual é a distância que lhe dá mais prazer correr?

Já fiz várias distâncias, várias vezes e uma coisa é certa: provas curtas e rápidas não são, de todo, as minhas preferidas. O treino que faço atualmente direciona-me mais para distâncias intermédias. Sempre gostei de fazer 3.000 mt, talvez seja mesmo a minha favorita. No entanto, tenho algo que me chama para os 5.000 mt. Ainda não me foquei nessa prova, sei que é uma prova difícil, mas acho que poderá vir a tirar o lugar aos 3.000 mt.

Silvana Dias

Atualmente representa o Sport Lisboa e Benfica, como surgiu esta oportunidade? Como é pertencer a um clube que a nível do atletismo feminino é uma referência nacional? Foi difícil deixar o seu antigo clube a U. D de Várzea?

Não foi fácil deixar o clube que me formou. Foi o meu primeiro clube, onde tive as primeiras vitórias, onde fui tantas vezes Campeã Nacional, cheguei a ser Campeã da Taça dos Clubes Campeões Europeus (e vice no ano anterior) com as cores do Várzea…  É um clube muito familiar onde as pessoas são muito unidas e eu sempre me senti muito acarinhada… No entanto, quando se quer crescer, tem de se mudar e o meu objetivo sempre foi chegar mais longe no atletismo. O Benfica demonstrou interesse por mim durante bastante tempo e quando chegou a hora de mudar não tive dúvidas. É um grande clube, tem-me ajudado muito e tenho a certeza que irá ajudar ainda mais! Sinto-me muito feliz por fazer parte desta família e por poder estar ao lado de grandes campeões com os quais tenho aprendido muito!

Família Benfiquista

O que se sente quando se corta a meta em primeiro lugar, como foi o caso recentemente na Corrida do Mar em Matosinhos?

Ganhar é sempre bom. Eu, como qualquer atleta, fico feliz quando acontece. A Corrida do Mar foi muito importante pois para mim foi como um marco, uma nova fase. Foi a primeira competição como atleta do Ricardo Ribas, portanto vejo esta vitória como um bom prenúncio para a nossa batalha juntos.

Corrida do Mar 2017 – 1º Lugar

Quais são os grandes objetivos para o futuro? Sonha com alguma participação numa prova em particular?

Para esta época tenho como principais objetivos as provas do clube (Apuramento e Final de Clubes). Quero ajudar o meu clube com o melhor resultado possível. A longo prazo, quero deixar que as coisas surjam naturalmente, mas posso dizer que “tenho em mim todos os sonhos do mundo” e vou lutar por eles, com certeza!

[divide icon=”circle”]

Entrevista realizado por: Davide Pinheiro
Fotos: Retiradas da página de facebook da atleta.

Parceiros