Simão Bastos e Etson Barros na final dos 3.000 metros obstáculos

Simão Bastos

Simão Bastos em competição

A jornada da tarde deste segundo dia de Campeonatos da Europa de Sub-23 ficou marcada pelos recordes pessoais de Simão Bastos, na segunda eliminatória dos 3000 metros obstáculos, de Fatoumata Diallo e de João Coelho, respetivamente, nos 400 metros barreiras femininos e masculinos.

Etson Barros, a disputar igualmente as eliminatórias nos 3000 metros obstáculos, mas na primeira série, ficou, na segunda posição, qualificado para a final.

Texto: Federação Portuguesa de Atletismo

Leia também

Cores portuguesas com jornada positiva no Europeu Sub-23

Leandro Ramos na final do lançamento do dardo

Simão Bastos, que venceu a sua eliminatória

Destaque para Simão Bastos, que venceu a sua eliminatória, com a marca de 8m43,71s, recorde pessoal, indo agora disputar a final agendada para domingo, 11 de julho, às 14h45.

Não vim para esta competição a pensar que seria fácil, sabia que teria de lutar pelo lugar, porque era o 18.º do ranking e só havia 15 lugares na final, mas gosto de correr para ganhar, e foi isso que me motivou”, referiu o atleta, logo após a competição.

Simão Bastos
Simão Bastos

Etson Barros terminou na segunda posição

Etson Barros terminou a sua eliminatória na segunda posição, com o tempo de 8m46,91s, apurando-se igualmente para a final.

Confesso que não estive assim tão confiante, como habitual, na reta final, devido ao ataque do atleta finlandês [Eemil Helander, o vencedor da eliminatória], mas fui mais forte e consegui chegar no grupo da frente”, referiu o atleta que, acrescentou, irá levar para a final desta eliminatória a estratégia de “não ficar na frente, mas também não ficar muito no meio do grupo e reagir a um possível ataque”.

Etson Barros

Restantes participações portuguesas

Quem também se superou esta tarde foi Fatoumata Diallo, na semifinal 1 dos 400 metros barreiras.

A atleta portuguesa correu a distância em 59,28 segundos, batendo o seu recorde pessoal, no entanto, não foi o suficiente para garantir presença na final.

Fatoumata Diallo

João Coelho e Ericsson Tavares terminaram ambos as suas respetivas semifinais nos 400 metros barreiras em terceiro lugar, o primeiro com com a marca de 46,29s, recorde pessoal, e o segundo com o tempo de 46,62s, ambos fora da final.

Já na qualificação do salto em altura, Gerson Baldé não esteve num bom dia, terminando com 2,11 metros, na sétima posição, sem acesso, por isso, à final.

As últimas portuguesas a entrar em ação nesta jornada foram Sara Duarte, nos 10 000 metros, que terminou na 21.ª posição, com o tempo de 35m32,94s; e Maria Bernardo Santos, nos 20 km marcha, que se classificou na 16.ª posição, com o tempo de 1h47m37s.

Amanhã o primeiro português em competição é Delvis Santos, na semifinal 1 dos 200 metros, às 10h45 (hora de Portugal).

Parceiros

Deixe uma resposta