Muito Sol, muito frio no Tróia-Sagres 2017

Tróia-Sagres

Realizou-se no dia 16 de Dezembro, num dia de muito sol mas com muito frio, o mítico evento anual de Cicloturismo, o Tróia-Sagres.

A edição de este ano trouxe novidades a nível de percurso, fazendo com que os atletas rumassem a Santiago do Cacém, com passagem na localidade de Sonega, e retomar o traçado “original” junto a Vila Nova de Mil Fontes.

Esta alteração ao trajeto trouxe mais dificuldade ao percurso, aumentando o total de altimetria!

Mas o que é o Tróia-Sagres? Como começou?

Tudo começou com os 40 anos do António Melvar, com as conversas familiares sobre a sua idade, e para contrariar a sensação de velhice que as filhas o faziam sentir.

Colocou na ideia, que teria de efetuar um teste duro à sua capacidade física, e de difícil alcance!

Em 1990, decidiu que teria de fazer a viagem, que regularmente fazia todos os anos para passar o fim de ano com a família, passaria a fazê-la todos os anos até que pudesse. Era esse o teste, pegar na sua bicicleta de BTT, e de fazer o trajeto num só dia e chegar antes do anoitecer.

E assim começou a tradição, do Tróia-Sagres num só dia!

Edição de 2017

Como já referido, a edição de 2017, trouxe novidades ao percurso, com passagem em Santiago do Cacém, aumentando a altimetria final.

A hora “oficial” do inicio está estabelecida para as 8H00, mas são vários os atletas que o iniciam perto das 6H da manhã… uns para chegarem ao mais cedo possível a Sagres, outros para evitarem os grandes grupos na estrada e outros para tentarem chegar a Sagres com sol!

Existem vários participantes a solo, outros em pequenos grupos, e outros em grupos de elevado numero, com logísticas de autênticas equipas profissionais!

Durante o percurso, são aconselhadas duas paragens, para abastecimento de atletas, uma aos 80kms (localidade da Sonega) e outra a rondar os 150 a 160 kms (nas localidades entre Odeceixe e Aljezur).

Chegando a Sagres, é a confraternização final de todos os atletas, de familiares, de amigos que andaram na estrada a prestar apoio, e também de populares! A alegria está estampada no rosto de todos os atletas (uns com mais facilidade do que outros) de terem superado um dos eventos mais populares do país a nível cicloturista. São 200 kms, com cerca de 1800 mts de altimetria!

Equipa OPraticante.pt / Sfoa Cycle Team

A equipa OPraticante.pt /S foa Cycle Team, esteve presente com 3 atletas, Jorge Viegas, Carlos Silva e Luís José, e com o apoio logístico de Rui Bastos e Bruno Coutinho.

Os 200 kms foram percorridos sem incidentes e sem avarias, sempre pautados com boa disposição! Os nossos atletas aproveitaram o primeiro barco em Setubal às 6H15 da manhã, e começaram a pedalar ainda de noite às 6H45! O primeiro abastecimento estava localizado antes da localidade da Sonega e o segundo abastecimento à entrada de Aljezur!

À entrada de Sagres, a foto da praxe, na placa da localidade de Sagres, foi a coroar de um ano ciclístico desta pequena equipa que nasceu já decorria o ano de 2017.

Todos os elementos da equipa OPraticante.pt / SFOA Cycle Team desejam um Feliz e Santo Natal a todos os leitores.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Bruno Coutinho
Fotos: SFOA Cycle Team

Parceiros