SPORTING MARCA PRESENÇA NA PRIMEIRA FINAL DA ÉPOCA
A última edição da Supertaça em formato Final 4 viu o Sporting CP a conquistar a primeira vaga na Final após ultrapassar o ABC de Braga.
Um encontro que teve duas partes distintas, com uma nota de equilíbrio nos primeiros trinta minutos, mas nos segundos os Leões acabaram por dominar e sorrir no final.
Fonte: Federação de Andebol de Portugal
ABC de Braga e Sporting CP que sabem o que é erguer o troféu
O Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim foi palco da primeira Meia Final da Supertaça Kempa 2024 – entre ABC de Braga e Sporting CP.
Duas equipas que não são estreantes nesta prova e que sabem o que é erguer o troféu, com os minhotos a sagrarem-se vencedores pela última vez em 2017 e os leões na época passada, quando fizeram o pleno.
Foram os bracarenses a começar com bola e a marcar… por duas ocasiões.
Já os Leões com uma bola ao ferro e a ‘esbarrar’ por duas vezes em Humberto Gomes viram-se em dificuldades para desbloquear o marcador, que só aconteceu perto dos quatro minutos, com Pedro Portela a faturar.
O empate surgiu no marcador e, logo de seguida, Diogo Branquinho deu a vantagem ao emblema de Alvalade (3-2).
Defesas a serem superiores aos ataques
Com as defesas a serem superiores aos ataques – com destaque para a exibição de André Kristensen e Humberto Gomes entre os postes.
Os bracarenses iam sentindo algumas dificuldades para ultrapassar a defesa leonina mas, tirando proveito de um período de superioridade numérica, Gonçalo Nogueira devolveu a igualdade ao marcador.
O jogo seguiu numa toada de equilíbrio, no entanto, o conjunto verde e branco acabou por se superiorizar, chegando aos dois golos à maior.
Mas o ABC de Braga reduziu para a margem mínima (6-5).
Uma toada ofensiva dos lisboetas deu os três golos à maior (8-5) e obrigou FIlipe Magalhães a parar o encontro, sensivelmente a meio do primeiro tempo.
Os bracarenses tentaram a retoma mas o guardião André Kristensen mantinha-se em grande forma entre os postes.
Mas, dois momentos muito bons ofensivos do ABC de Braga resultaram na aproximação até à margem mínima (9-8), com menos de 10 minutos por jogar até ao intervalo.
Um novo bom momento ofensivo da formação de Alvalade, deu uma vantagem de quatro golos à maior (12-8).
Inédita até então – e, embora a reação tenha surgido por parte dos minhotos, a mesma foi insuficiente para fazer balançar o resultado até à recolha aos balneários.
Diferença de dois golos levou Sporting em vantagem para o intervalo
Na entrada para a segunda metade o encontro seguiu bastante equilibrado, com oportunidades para as duas formações e a distância foi-se mantendo (18-16).
Até que os Leões conseguiram cavar uma distância maior sem que o ABC de Braga conseguisse responder.
O encontro seguiu com grandes dificuldades para os Bracarenses, que apenas conseguiram marcar cinco golos em 17 minutos.
O desenrolar do encontro ditou uma grande vantagem dos comandados de Ricardo Costa apesar de várias tentativas de acerto pela formação bracarense e o jogo chegou mesmo aos nove golos de diferença (29-20).
Com menos de cinco minutos por jogar, a toada ofensiva manteve-se e o Sporting CP controlou o jogo até ao apito final, conquistando um lugar na grande Final deste domingo.
Resultado Final: 37-26
Top Scorer: Pedro Portela (6 golos)
Os Leões voltarão a entrar em campo este domingo, para a Final, pelas 15h00, que será disputada frente ao SL Benfica.