SPORTING ENTRA PARA A HISTÓRIA NA EUROPA

Foto: © Orlen Wisła Płock / FPA

Empate arrancado no último suspiro na Polónia vale entrada direta no top-8 da Europa; Sporting CP é a primeira equipa lusa a garantir os Quartos de Final no atual formato da maior prova europeia de clubes.

Histórico! O Sporting CP estava obrigado a pontuar no terreno do Orlen Wisła Płock para garantir a passagem direta aos Quartos de Final e evitar o Play-Off.

Para os leões, missão dada é missão cumprida!

Apesar de estar atrás no resultado grande parte dos 60 minutos, a formação orientada por Ricardo Costa não virou a cara à luta e conquistou um empate na Polónia.

Um empate que valeu entrada direta no top-8 da Machineseeker EHF Champions League.

Leia também

SPORTING SONHA COM QUARTOS DA CHAMPIONS

Fonte: Federação de Andebol de Portugal

Sporting
Foto: © Orlen Wisła Płock / FPA

Um Sporting Histórico com entrada direta no top-8 da Europa

Foi o Orlen Wisła Płock a entrar melhor e a chegar aos dois golos de vantagem (3-1) por Marcel Sroczyk, com menos de três minutos decorridos.

Tanto portugueses como polacos pareciam apostar numa defesa agressiva para tentar tirar proveito das rápidas transições.

O arranque do encontro ficou marcado pela velocidade. Aos cinco minutos, Edy Silva devolveu a igualdade ao marcador (4-4).

O ritmo abrandou, devido a algumas falhas ofensivas de parte a parte, e o Sporting CP beneficiou.

À passagem do minuto 12′ foi Martim Costa – melhor central do IHF World Championship 2025 – a dar a primeira vantagem aos leões (5-6).

Poucos minutos depois João Gomes falhou a oportunidade de reclamar dois golos à maior, na face de Mirko Alilovic, e na resposta os polacos bisaram e voltaram à liderança (9-8), sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Com mais uma unidade em campo e com o guardião croata a parar algumas investidas, os polacos escalaram até aos três golos de vantagem (12-9).

Foto: © Orlen Wisła Płock / FPA

Ricardo Costa parou o encontro à passagem do minuto 23′. Houve troca na baliza do Sporting CP, com Andrè Kristensen a entrar para o lugar de Mohamed Aly.

Mas a qualidade individual dos polacos ia dificultando a vida à defesa leonina. Miha Zarabec, com um excelente recorte individual, fez o 15-11.

Martim Costa ia assumindo as despesas no ataque (5 golos nos primeiros 30 minutos) e ajudou o Sporting CP a recuperar antes do intervalo.

Mamadou Gassama reduziu a distância para apenas dois, em cima da buzina para o descanso.

Sporting
Foto: © Orlen Wisła Płock / FPA

Leões sempre atrás do prejuízo, viram esforço compensado no fim

Tim Cokan marcou, Mirko Alilovic negou a resposta e foi Gergo Fazekas a devolver os quatro golos de vantagem ao Orlen Wisła Płock.

Mas o Sporting CP não se deixou abalar pela melhor reta inicial dos polacos e Martim Costa devolveu a diferença de dois ao marcador (21-19).

Na sequência do melhor momento leonino, surgiu uma contrariedade… Pedro Martínez viu o cartão vermelho à passagem do minuto 38′.

Os polacos rapidamente voltaram a ter quatro golos de vantagem (23-19) e Ricardo Costa parou o encontro.

Os polacos ainda chegaram aos cinco golos à maior por Miha Zarabec (25-20), mas novo tempo técnico português lançou a jogo o tudo por tudo.

Foto: © Orlen Wisła Płock / FPA

Ricardo Costa apostou no 7×6 e no plano defensivo, apresentou uma maior profundidade e tentou com uma marcação individual afastar Gergo Fazecas – e a espaços também Miha Zarabec – da zona de ação.

O plano foi dando resultado e os leões reduziram. Martim Costa fez o 26-24 mas um período em inferioridade numérica voltou a dificultar as contas.

A ambição leonina permaneceu intacta e depois do 28-25 do lateral esquerdo internacional português, foi a vez de Xavier Sabaté parar o encontro.

A paragem técnica não quebrou o crescimento dos verde e brancos.

Natan Suarez e Martim Costa voltaram a ser protagonistas e colocaram tudo na diferença mínima (28-27) a cerca de três minutos do apito final.

A diferença ainda voltou a ser de dois e os leões falharam a bola do empate nos últimos segundos…

Mas após time-out polaco, Mamadou Gassama conquistou a bola e Orri Þorkelsson não tremeu na face de Mirko Alilovic, lançando os leões diretamente para os Quartos de Final.

Parceiros

Deixe um comentário