SPORTING CP AVANÇA PARA INÉDITA FINAL
À terceira foi de vez. O Sporting CP carimbou de forma inédita a presença na Final da Supertaça Ibérica 2024, ao derrotar o Bathco BM Torrelavega.
Mas apenas nos livres de 7 metros, depois de uma igualdade a 27 golos no final do tempo regulamentar.
O Pabellón Municipal Vicente Trueba encheu-se de apoio ao emblema da casa mas a festa fez-se em português.
Os Leões vão agora lutar pela conquista do troféu este domingo, contra o Barcelona.
Fonte: Federação de Andebol de Portugal
Sporting defronta Barcelona na final da Supertaça Ibérica de andebol
Mesmo com um ambiente ensurdecedor de apoio ao emblema da casa, foi o Sporting a entrar mais confiante e a chegar ao 2-0 bem cedo, com ajuda do guardião egípcio Mohamed Ali.
Aos cinco minutos apareceu um time-out por parte do Bathco BM Torrelavega depois dos Leões terem aumentado a contagem para 5-2.
Após paragem, entre várias oportunidades perdidas, foi a equipa espanhola a crescer na partida.
A assinar um parcial de 0-3, para restabelecer a igualdade, aos oito minutos, para uma explosão de alegria no Pabellón Vicente Truebas, em Torrelavega.
O apoio vindo das bancadas acabou por ser decisivo para que o Bathco BM Torrelavega conseguisse continuar na senda ascendente e aos 12 minutos, apareceu a primeira reviravolta (6-7).
Logo de seguida, os espanhóis colocaram-se a vencer por dois golos (6-8) e Ricardo Costa não viu outra opção se não pedir time-out.
Na sequência de nova paragem, manteve-se a toada e o Bathco BM Torrelavega festejou a conquista de três golos de vantagem (7-10), com o guardião brasileiro Leonardo Terçariol em grande plano.
Perto dos 20, apareceu uma diferença nova de quatro golos (7-11).
Um aumento da eficácia leonina acalmou o ímpeto contrário mas a turma de Ricardo Costa não conseguiu ganhar terreno… pelo contrário: aos 25 minutos, apareceu o 9-14 que dava ao Bathco BM Torrelavega cinco golos de vantagem pelo primeira vez.
O melhor que os Leões conseguiam até ao descanso foi reduzir para quatro golos mas após 30 minutos uma mão cheia de golos separava as duas equipas.
Intervalo: 12-17
Leões melhoram na segunda parte e acabam vencedores
Na segunda metade, ainda longe do nível elevado habitual, o Sporting CP melhorou e conseguiu reduzir a diferença para três golos (16-18) nos primeiros seis minutos.
Fez crescer, por um lado, a motivação leonina e, por outro, a apreensão do lado espanhol, e motivou um pedido de time-out por parte do treinador Dani Gordo.
Após paragem, os Leões conseguiam manter a calma, apesar das constantes reações dos homens do Bathco BM Torrelavega, sempre a alta velocidade, e depois de muita insistência, a margem mínima voltou a aparecer, aos 41 minutos (18-19).
No entanto, num ápice, o cenário voltou a mudar e o Bathco BM Torrelavega distanciou-se e até esteve perto de voltar aos três golos por várias ocasiões.
Mas André Kristensen ajudou o Leão a manter-se na corrida. Com menos de 15 minutos para se jogar e com o marcador em 19-21, Ricardo Costa pediu time-out.
No reatar do jogo, um parcial de 2-0 voltou a trazer o tão desejado empate (21-21).
Últimos dez minutos foram de “loucos” e Mohamed Ali foi o herói
A desvantagem que já fora de cinco golos, estava anulada à entrada para os últimos 10 minutos e o Sporting CP voltava a sonhar com a Final.
Como reação, o treinador espanhol Dani Gordo pediu time-out. Martim Costa, com oito golos, era o melhor marcador do encontro de forma destacada.
O Bathco BM Torrelavega voltou a agarrar-se ao estrondoso apoio que vinha das bancadas.
Com alguma sorte à mistura, assinou dois golos sem resposta para regressar aos dois golos de vantagem (21-23), quando o cronómetro marcava 53 minutos.
Ricardo Costa voltou a pedir time-out. Os espanhóis aumentaram a contagem para três golos (21-24) e nem uma exclusão fez quebrar a motivação do emblema de Torrelavega.
Os Leões arriscaram e subiram a defesa nos últimos três minutos, que resultou numa nova aproximação até à margem mínima (25-26), perto do último minuto.
Na derradeira fase do jogo, Salvador Salvador empatou a partida a poucos segundos do fim (27-27).
Mas em cima do soar da buzina, o Bathco BM Torrelavega conquistou um livre de 7 metros para desalento dos sportinguistas.
Mas na conversão, o guardião egípcio Mohamed Ali vestiu a capa de herói e o jogo seguiu para o desempate por livres de 7 metros.
Aí, Mohamed Ali voltou a ser figura central e o desfecho foi feliz aos Leões.
Resultado Final: 30-27
Joaquim Escada, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, estiveram presentes e participaram na entrega dos prémios individuais.