Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Sri Lanka derrotado por Portugal que recupera confiança

Seleção de jovens de Portugal de xadrez recuperou o ânimo nas Olimpíadas de Sub-16, ao vencer a congénere do Sri Lanka, por claros 3,5-0,5, na quarta jornada da competição, que decorre em Corum (Turquia).

Portugal vence Sri Lanka e recupera confiança nas Olimpíadas de Sub-16

Com este triunfo, a equipa portuguesa passou a somar 4 pontos, correspondentes a duas vitórias e duas derrotas, ocupando a 32.ª posição, entre as 48 seleções presentes em Corum.

Em termos dos pontos por tabuleiro, Portugal soma 7,5, um pouco abaixo dos 50%, mas dentro das perspetivas da equipa nesta fase das Olimpíadas, quando ainda faltam cinco rondas para o final.

Sri Lanka

A clara vitória sobre o Sri Lanka foi conseguida graças aos triunfos parciais de José Francisco Veiga, José Guilherme Santos e Filipa Pipiras, nas primeira, segunda e quarta mesas, enquanto Miguel Sismeiro obteve um empate perante o mais cotado jogador do conunto do Sri Lanka.

Na quinta ronda, marcada para as 15 horas do dia 1 de novembro (12 horas em Portugal Continental), a equipa portuguesa defronta a Lituânia na 15.ª mesa, num encontro que se antevê equilibrado, dado o ranking médio das duas seleções.

As Olimpíadas de Sub-16 são comandadas pela Bielorrússia, a única seleção com quatro triunfos. Segue, por isso, com 8 pontos, mais um do que um quarteto, formado por Azerbaijão, Cazaquistão, Israel e Uzbequistão.

4.ª Jornada:

Sri Lanka-Portugal, 0,5-3,5.

Resultados Parciais:

Mesa 1 – I A Vithanage (1600)-José Francisco Veiga (MF, 2325), 0-1;
Mesa 2 – José Guilherme Santos (MN, 2183)-Rashmika Thenuwara (1507), 1-0;
Mesa 3 – Saranath Namayakkara (MF, 1924)-Miguel Sismeiro (2113), empate;
Mesa 4 – Filipa Pipiras (1939)-Dewnethmie Dehampriya (1629), 1-0.

Texto / Fotos: Federação Portuguesa de Xadrez

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta