Taça de Portugal abre época nacional de estrada

A época nacional de estrada inicia-se no fim de semana de 10 e 11 de abril, na Região de Aveiro, com as duas primeiras provas pontuáveis para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Texto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Época nacional de estrada inicia-se com a Taça de Portugal

A abertura da temporada será, em 2021, dividida em duas corridas. No sábado, 10 de abril, corre-se o Circuito CAR Anadia, na freguesia de Sangalhos.

Trata-se de uma prova exclusivamente destinada às equipas de clube, embora pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Os corredores das equipas maioritariamente compostas por sub-23 vão percorrer 129 quilómetros, resultantes de seis voltas a um circuito de 17 quilómetros, no mesmo traçado utilizado em 2020 para a disputa da Prova de Reabertura.

Taça de Portugal

O regresso do pelotão profissional à estrada está marcado para o dia seguinte, 11 de abril, data da Prova de Abertura – Região de Aveiro, também pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa, com participação exclusiva das equipas continentais.

Será uma corrida de 172 quilómetros, com início em Aveiro e chegada em Anadia.

O traçado, maioritariamente plano, cruza todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal Região de Aveiro.

A subida de segunda categoria, em Talhadas, a 40 quilómetros da chegada, é o único ponto montanhoso e o maior obstáculo ao previsível predomínio dos roladores e dos velocistas.

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa irá contar com mais duas corridas, a Clássica Aldeias do Xisto, a 25 de abril, e a Volta a Albergaria, no dia 30 de maio.

Parceiros

Deixe uma resposta