TELMO PINÃO ABRE MUNDIAL COM TOP 10

Telmo Pinão

Telmo Pinão - Foto: Comité Paralímpico Portugal

Em Saint-Quentin-en-Yvelines, França, o Campeonato do Mundo de Paraciclismo em Pista, iniciou-se com Telmo Pinão a conseguir a oitava posição na prova de 200 metros com partida lançada, pontuável para o omnium.

Telmo Pinão abre Mundial com oitavo lugar nos 200 metros do omnium

Na primeira vez que cumpriu esta prova em competição, o paraciclista português estabeleceu uma marca de 13,055 segundos.

Foi a primeira vez que o Telmo fez esta prova.

Esteve muito bem tecnicamente e em termos de desempenho, o que lhe valeu um bom resultado, dando boas indicações para as provas seguintes”, comenta o selecionador nacional de paraciclismo, José Marques.

Uma corrida com um nível muito elevado, com dois corredores a baterem aquele que era o recorde mundial à partida, 11,973 segundos.

O mais veloz foi o francês Alexandre Leaute, que colocou o recorde mundial em 11,212 segundos. O japonês Shota Kawamoto parou o cronómetro nos 11,866 segundos. O terceiro, com 12,078 segundos, foi o irlandês Chris Burns.

Telmo Pinão
Telmo Pinão – Foto: Comité Paralímpico Portugal

O oitavo lugar entre 20 participantes coloca Telmo Pinão praticamente no primeiro terço da classificação numa disciplina que não o favorece, por ser muito explosiva, e que marca o arranque do concurso de omnium.

Ao contrário do que acontece no ciclismo, o omnium de paraciclismo não se disputa num único dia, as disciplinas pontuáveis são diferentes e só a de ontem é exclusiva do omnium.

As corridas dos próximos dias têm classificação e pódio independentes, além de contarem para a geral de omnium.

Nesta sexta-feira Telmo Pinão terá por diante a disciplina de 1 km contrarrelógio, que, tendo em conta o número de inscritos, prevê-se que necessite fase de apuramento.

No sábado será a vez da perseguição individual e no domingo do scratch.

Parceiros

Deixe um comentário