Teqball da HUNGRIA para o mundo…

O Teqball foi criado na Hungria em 2014 por dois fans do futebol, Gábor Borsányi, antigo futebolista profissional e Viktor Huszár, cientista informático, num dia em que ambos utilizavam uma das muitas mesas de ténis de mesa de cimento que estão distribuídas pelos espaços verdes urbanos da Hungria.

Texto / Fotos: Luís da Fonseca – Federação Teqball Portugal

Sitio oficial da Federação.

Página da Federação.

Esteja atento e visualize brevemente as regras para que possa praticar esta modalidade.

E assim nasce o Teqball

Não contentes com o rumo da bola, discutem a arquitectura da mesa e após criarem um modelo em madeira e dar uma forma diferente à mesa, aparece a primeira Teq One.

E assim nasce o Teqball, a nova modalidade que dá que falar.

Joga-se com uma bola de futebol numa mesa de ténis de mesa, com o tampo curvo nas extremidades e com rede rígida.

Pode ser jogado de várias formas, singles, doubles ou mixed doubles.

O Teqball é um desporto que exige coordenação de movimentos, destreza, reflexos, raciocínio rápido e muita concentração.

Teqball

Representado em mais de 100 países nos cinco continentes

De 2014 até hoje o Teqball já está representado em mais de 100 países nos cinco continentes.

A FITEQ – Federation Internationale de Teqball com sede em Lausanne, juntou em 2017 e 2019 na Hungria e em 2018 na França, nos Campeonatos do Mundo de Teqball, os melhores jogadores mundiais da modalidade.

No ano de 2019 foi realizado o campeonato African Beach Games na ilha de Cabo Verde onde o Teqball foi o rei.

Em Portugal o Teqball chega em 2016, através de Károly Henczi, um cidadão Húngaro que achou que Portugal seria o país certo para fazer crescer esta modalidade.

Jogadores como Silas, Chainho, Niso, outros ex-profissionais de futebol e um grupo de amigos, o Vasco, o Nuno, o Luís, o Rui e o Telmo, agarraram no sonho do Sr. Károly e transformaram-no na realidade que se vê.

Alan Cavalcanti – Foto: Kphoto

1º Campeonato do Mundo de Praia em Portugal

Se não fosse a crise pandémica existente, e o 1º Campeonato do Mundo de Teqball de Praia, Oficial, teria sido realizado num areal da costa Atlântica de Portugal… Está previsto para o próximo ano.

A Federação Teqball Portugal iniciou em 2020 o primeiro circuito de competição com 10 etapas, o primeiro no universo do Teqball mundial, o que leva, a que a FITEQ esteja de olhos no que se está a passar em Portugal e a discutir o desenho de competição por nós desenvolvido.

Com um crescimento em tempo de pandemia, bastante razoável, a 16 de Março tínhamos 16 clubes federados, a Federação tem neste momento quase 60 clubes federados, representando 16 distritos do continente, incluindo a Região Autónoma da Madeira.

Nesta primeira fase de implantação de mesas por Portugal, a Federação criou várias formas de os clubes comprarem a/as suas mesas, directa ou indirecta com o apoio das autarquias ou patrocinadores.

Mas havendo mesas nos clubes, tem de haver, treinadores e árbitros.

E nesse sentido a Federação já efetuou 3 formações certificadas de treinador e árbitro, o que neste momento eleva para 70 o número de treinadores e 74 o número de árbitros formados e credenciados pela Federação Teqball Portugal e reconhecidos pela FITEQ.

Teqball

Teqball é um desporto inclusivo

O Teqball é um desporto inclusivo pois não tem idade, género, cor, religião ou cultura.

Pode ser jogado tanto por seniores, como, por pessoas com limitações físicas várias, utilizando próteses, cadeiras de rodas ou sentadas á volta da mesa…

A FITEQ tem desenvolvido programas de formação para estes grupos especiais, para os quais a FTEQBALLPT tem desenvolvido contactos com as organizações nacionais ligadas ao desporto adaptado.

Qual o nosso objectivo imediato:

Ter o reconhecimento pelo IPDJ da nossa condição de entidade pública desportiva!

Para isso temos de crescer em número de atletas e ultrapassar o número de 500 atletas inscritos pelos clubes.

Chegar a todos os distritos e concelhos do Continente e ilhas.

Para isso acontecer contamos com o apoio de todos os teqers e de todos os que desejem abraçar o Teqball como desporto de lazer ou de competição.

STAY SAFE! STAY TEQ!

Parceiros

Deixe uma resposta