Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Teresa e Pimenta levam Portugal a duas finais

Já não fazia uma prova assim há muitos anos. Mesmo tendo sido finalista dos Jogos. É algo que nunca tinha feito. Vou recordá-la”. Foi com estas palavras que Teresa Portela resumiu, no final da prova de K1 200 metros, o 2.º lugar na semifinal e o apuramento para a final do Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem, que decorre, até domingo, na Hungria.

Teresa Portela
Teresa Portela

“Já não fazia uma prova assim há muitos anos.” Teresa Portela

A canoísta do Sport Lisboa e Benfica terminou, na sexta-feira, a semifinal com o tempo de 39.31 segundos, apenas a 49 centésimos da neozelandesa Lisa Carrington, campeã olímpica e mundial. Com este resultado, Teresa Portela continua atrás da vaga olímpica para Tóquio 2020, que pode alcançar, este sábado, se terminar a final, agendada para as 10h33 de Lisboa (mais uma hora na Hungria), entre as cinco primeiras.

Vai estar vento contra, as coisas já não são tão bonitas. Mas tenho de ficar feliz por, mais uma vez, estar numa final de um dos Mundiais mais competitivos que já vi. Espero qualificar-me para os Jogos Olímpicos. Sei que a tarefa é complicada, pois é só para as cinco primeiras, mas, agora, é mais possível”, antecipa a canoísta.

Na final A, além da portuguesa Teresa Portela, vão estar Emma Aastrand Jorgensen (Dinamarca), Dora Lucz (Hungria), Mariia Kichasova-Skoryk (Ucrânia), Lisa Carrington (Nova Zelândia), Teresa Portela (Espanha), Marta Walczykiewicz (Polónia), Milica Starovic (Sérvia) e Inna Klinova (Cazaquistão).

Fernando Pimenta

Fernando Pimenta na defesa do título de campeão do Mundo

Na defesa do título de campeão do Mundo de K1 1000 metros, Fernando Pimenta venceu, na sexta-feira, a semifinal em que participou, derrotando o húngaro Balint Kopasz e o russo Maxim Spesivtsev, que também garantiram lugar na final de sábado, marcada para as 11h14 de Lisboa (mais uma hora na Hungria).

Na segunda de três semifinais de K1 1000 metros desta sexta-feira, o canoísta do Sport Lisboa e Benfica foi mais forte no “fôlego final”, bateu Balint Kopasz, que se tem revelado, nas últimas competições, o principal rival do limiano, e entra na final com o melhor tempo (3:25.03 minutos) dos nove canoístas que vão disputar os três lugares do pódio e as cinco vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

O objetivo é tentar descansar, recuperar para estar na melhor forma possível para lutar, pelo menos, pelo 5.º lugar e chegar ao “carimbo” que quero para Tóquio 2020”, resumiu Fernando Pimenta, realçando “o grande nível” da final de K1 1000 metros, antes de lembrar que “quatro destes grandes canoístas vão falhar os Jogos Olímpicos”. “Acho que vai ser uma final muito, muito renhida”, antecipou.

Além do atual campeão do Mundo, Fernando Pimenta, a final A da prova de K1 1000 metros vai contar com as presenças de Maxim Spesivtsev (Rússia), Agustin Vernice (Argentina), Peter Gelle (Eslováquia), Josef Dostal (República Checa), Aleh Yurenia (Bielorrússia), Balint Kopasz (Hungria), Etienne Hubert (França) e Roi Rodriguez (Espanha).

Terceiro dia do Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem 2019

No terceiro dia do Campeonato do Mundo de Velocidade e Paracanoagem 2019, Portugal também esteve em competição com o canoísta Hélder Silva, na eliminatória da prova de C1 1000 metros, e a dupla Bruno Afonso/Marco Apura, na semifinal de C2 1000 metros.

Hélder Silva foi 5.º classificado, com o registo de 4:02.41 minutos, numa eliminatória que terminou com o triunfo do italiano Carlo Tacchini. O canoísta português não alcançou o acesso à semifinal. Bruno Afonso e Marco Apura terminaram a sua participação no Mundial, com o 8.º lugar na segunda semifinal e o registo de 4:09.62 minutos. A dupla brasileira Erlan de Souza e Isaquias Queiroz venceu esta semifinal.

Portugueses em ação

Sábado (24 de agosto)
(as horas indicadas são as de Lisboa, mais uma hora na Hungria)

09h05 – KL2 200 metros – Hugo Costa – Final B – Race 202

10h33 – K1 200 metros Feminino – Teresa Portela – Final A – Race 210

11h14 – K1 1000 metros – Fernando Pimenta – Final A – Race 214

15h40 – C1 200 metros – Hélder Silva – Semifinal – Race 232

16h06 – K4 500 metros Feminino – Teresa Portela/Joana Vasconcelos/Francisca Laia/Francisca Carvalho – Semifinal – Race 237

16h24 – K4 500 metros – Emanuel Silva/João Ribeiro/Messias Baptista/David Varela – Semifinal – Race 240

Texto / fotos: Federação Portuguesa de Canoagem

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta