TERRA DO BRINQUEDO, O TRAIL NÃO É PARA BRINCADEIRAS

Foto: Filipe Marques
A Capital do Brinquedo, Alfena está preparada para receber mais uma edição do Trail Terra do Brinquedo.
Leia também
TRAIL TERRA DO BRINQUEDO NÃO É PARA BRINCAR
TRAIL TERRA DO BRINQUEDO, UMA PROVA QUE ENGANA
As inscrições abriram a 4 de Março, mas até dia 10 de Março ainda vais a tempo de te inscrever ao preço promocional que a organização tem para ti.
Ao inscreveres-te podes ainda acrescentar à tua inscrição a Subida do Elevador de Santa Justa, já no próximo dia 1 de Maio.
Trail Terra do Brinquedo
A festa do Trail volta a Alfena nos próximos dia 7 e 8 de Junho ao Parque Vale do Leça, com mais uma edição do Trail Terra do Brinquedo.
O Trail Terra do Brinquedo é uma organização da KeMedo Team Associação Desportos em Natureza e conta com a coorganização da Câmara Municipal de Valongo e Junta Freguesia de Alfena.
OPraticante.pt é mais uma vez parceiro media do evento.
Distâncias disponíveis
No dia 7 de Junho, decorre:
- Trail Kids, para crianças dos 4 aos 14 anos.
Já no dia 8 de Junho, decorrem as seguintes provas:
- Trail Sprint 21km, pontuável para a Serie 100 ATRP e para o Circuito Trilhos de Valongo;
- Mini Trail 13km, pontuável para o Circuito Trilhos de Valongo;
- Caminhada 9km.
Altimetria de cada distância
- Trail Sprint 21km – D+750
- Mini Trail 13km – D+350
- Caminhada 9km – D+190
Brincar… não é no Trail Terra do Brinquedo
Se pensas que vais brincar para o Trail Terra do Brinquedo estás enganado, não é uma prova para brincadeiras esta e a organização vai-te dar muito que fazer, quer nas subidas, quer nas descidas e ainda mais no potentosos single track .
O Trail do Brinquedo, percorre trilhos e caminhos na serra de Alfena e de Quinta Rei, no Concelho de Valongo, com partida e chegada no Parque Vale do Leça.
Oficina do Brinquedo Tradicional Português
Consciente da relevância de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural do concelho, o Município investiu na criação da Oficina do Brinquedo Tradicional Português, que foi construída na antiga escola de Cabeda, em Alfena.
Este espaço pretende associar a modernidade à memória e à tradição, recordando a história e preservando o saber-fazer de gerações com abordagens inovadoras.
Sobre o Brinquedo
O brinquedo tradicional de Valongo resulta da indústria do fabrico de brinquedo, que ao longo dos tempos usou diferentes matérias-primas: terracota, papel, madeira, chapa, celuloide e plástico, acompanhando o gosto as diferentes épocas.
O que começou por ser uma forma de ocupar tempos mortos entre lides agrícolas e alegria dos mais pequenos, rapidamente se tornou uma fonte de rendimento.
Uns paus e tábuas afeiçoados e toscamente pintados deram origem a brinquedos populares, que reproduziam os usados nas tarefas quotidianas.
A madeira deu lugar à chapa, muitas vezes reaproveitada de latas de óleo e conservas, que se transformou em veículos de todos os géneros para os rapazes; fogões e ferrinhos de brunir para as meninas.
O celuloide foi criado para satisfazer uma escassez de materiais durante a segunda guerra mundial.
Foi de curta duração dada a sua fragilidade, mas deixou o caminho aberto para o plástico.
Este foi e continua a ser a base de todo o tipo de criação do séc. XX, dentro e fora deste contexto, que viu multiplicar exponencialmente as suas formas, cores e funções.