Terrugem Trail “pró ano há mais”

Realizou-se no passado dia 5 na Vila de Terrugem – Sintra, organizado pela ABIT – Associação Recreativa de Bicicletas de Terrugem, o I Terrugem Trail, percorrendo os trilhos a norte da zona rural de Sintra, com destaque para as ruínas da aldeia de Broas ou os caminhos junto à ribeira de Fervença e paisagem para o vale da ribeira da Cabrela e a passagem também a pequena aldeia tipicamente saloia do Funchal.

I Terrugem Trail os percursos

Depois de uma noite e amanhecer de alguma chuva, deu-se o arranque à hora marcada, às 9H00, para a prova dos 25km, seguida por poucos minutos da prova dos 10km e da caminhada com a mesma distância, para os trilhos enlameados e pesados circundantes à vila.

Trilhos que sofreram alguns melhoramentos por parte da organização, bem como houve a necessidade de construir algumas pontes para facilitar a passagem dos atletas e não só, ficando as mesmas à disposição da população para qualquer fim.

Trilhos largos, algum estradão, e alguns single tracks apelando à técnica permitindo um óptimo contacto com a modalidade e como a manhã estava agradável, nada como uma passagem numa ribeira para refrescar e renovar os músculos e as pernas!

Percurso muito bem marcado com fitas e setas direcionais e abastecimentos bem apetrechados, sempre com a boa disposição dos voluntários presentes. E por falar em abastecimentos, no final havia um cházinho quente, muito reconfortante e energético que soube excepcionalmente bem!

Henrique Joanito e Sofia Ramalho vencem destacados

Quanto a resultados, na prova dos 25km a equipa Amigos de Atletismo de Mafra com Henrique Joanito a liderar, que precisou de apenas de 2h10m04s para cumprir os quase 27km, seguido por Luís Santos e Fernando da Silva Alves a 1m57 e a 5m08, respectivamente, foram os grandes vencedores.

Nos femininos Sofia Ramalho, do Clube Millennium BCP, com 2:54;15 foi a vencedora, seguida de Marisa Carreira (Clube Millennium BCP) que terminou com o tempo de 3:13;34 e de Marília Noro (Papa Trilhos do CAAL) com o tempo de 3:18;31.

Nos 10 kms a diferença entre os três primeiros foi de segundos

Nos 10 km a prova foi muito disputada por três atletas sorrindo a vitória a Samuel Guedes do CrossFit AlphaDen com o tempo de 1:08:52, seguido de muito perto por José Mendes, atleta individual e de Rui Canelas também do CrossFit AlphaDen a 21 e 23 segundos do vencedor.

Nos femininos Maria Simões da equipa Borinhas venceu com o tempo de 1:33;15, seguida por Mariana Martins do Clube Millennium BCP (1:35;14) e a completar o pódio Alexandra Coelho, atleta individual (1:36;31).

OPraticante.pt com participação discreta

A participação dos atletas de OPraticante.pt foi discreta, com dois atletas na prova dos 25km, Hélio Dias a terminar na 18ª posição da geral (7.º do Escalão M45) com o tempo de 2:40:19 e Victor Franco a terminar na 50ª posição da geral (23.º no escalão M30) com o tempo de 3:01:23 e nos 10km David Silva, com o tempo de 1:59:18 equivalente ao 81º lugar da geral (21.º do escalão M45).

Manhã muito bem passada em Sintra onde cerca de 350 participantes animaram as ruas e serras de Terrugem. No ar ficou a promessa da organização que “pró ano há mais” e descobrirão novos trilhos. Não será difícil, certamente!

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Victor Franco
Fotos: Organização

Parceiros

Deixe uma resposta