Tomás Lima 7º classificado na prova de Sprint
Tomás Lima 7º classificado no Sprint no Campeonato da Europa de Orientação de Jovens.
Ontem de manhã, na cidade eslovaca de Banská Bystrica, realizou-se a prova de Sprint, primeira competição do Campeonato da Europa de Orientação de Jovens 2017 | European Youth Orienteering Championship 2017.
Portugal representado por dez jovens
Portugal foi representado por dez jovens atletas distribuídos por dois escalões em cada um dos géneros – damas 16, damas 18, homens 16 e homens 18.
O primeiro atleta luso partiu às 8h42 (hora portuguesa), Vasco Mendes, medalhado no último campeonato do Mundo de Desporto Escolar, e o último foi Manuel G. Oliveira às 10h08, cinco minutos depois de Tiago Figueiredo.
Em sistema de contrarrelógio, o método mais comum de partidas nas provas de orientação, depois de ouvirem o sinal de partida – Ana Pacheco às 8h58, Pedro Lin às 09h06, Tiago Lampreia às 09h17, Tomás Lima às 09h22, Helena Lima às 09h24, Joana Branco às 09h34 e André Henriques às 09h48 – os jovens portugueses agarraram no mapa com um percurso desenhado e procuraram encontrar as melhores soluções de itinerário e o mais rápido possível percorrer e cruzar ruas, praças e jardins da cidade de Banská Bystrica passando pelos pontos de controlo.
Até chegar o último classificado há sempre esperança
No final do percurso descarregaram os cartões eletrónicos com registo de passagem pelos pontos de controlo, sabendo de imediato o seu lugar provisório na classificação geral provisória, aguardando os resultados dos restantes atletas ainda no percurso e avaliando os erros cometidos e possíveis melhores opções.
Nesta competição de Sprint ganha por um atleta polaco, saliente-se o excelente 7º lugar obtido nesta competição pelo jovem atleta minhoto Tomás Lima, a confirmação das suas elevadas qualidades não só enquanto atleta de orientação como também no atletismo, como o demonstram os resultados obtidos também nos últimos nacionais de corta-mato da Federação Portuguesa de Atletismo.
Parabéns Tomás Lima
A Federação Portuguesa de Orientação e toda a Comunidade Orientista Portuguesa congratulam-se com o resultado do Tomás e agradecem a todos aqueles que representam as nossas cores de Portugal neste evento, sem exceção, o enorme desportivismo, o espírito sadio de luta e sacrifício pela melhor prestação possível.
Foi com muito orgulho que hoje os vimos partir de mapa na mão por florestas da Eslováquia para mais uma batalha na prova de distância longa.
Parabéns a todos.
Obrigado pelas alegrias que nos dão e pela vossa juventude.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Foto: Hélder Ferreira