Tour de França, uma prova importante no ciclismo mundial

De 26 de junho a 18 de julho vai para a estrada a 108ª edição do Tour de França, a prova mais importante do ciclismo mundial, uma prova que qualquer ciclista tem orgulho em marcar presença, tanto pelo prestigiado evento que é, como pelo valor dos prémios em jogo.

Texto: José Morais – Noticias do Pedal
Foto: Tour França

Tour de França

Este ano a organização vai distribuir mais de dois milhões de euros em prémios, mais propriamente 2.228.450,00 euros.

O valor será distribuído entre classificações gerais, de montanha, por pontos, melhor jovem, vitórias de etapas, classificações de equipas, prémios de combatividade, entre outros, com a camisola amarela a valer 500 mil euros.

A destacar está a camisola amarela usada pelo líder da volta, a camisa branca de bolinhas vermelhas usada pelo líder da montanha, a camisa verde usada pelo líder dos pontos, e a camisola branca para o líder do ciclista mais jovem, que tenha nascido depois de um de janeiro de 1995.

Existem ainda mais dois prémios, um do ciclista mais competitivo concebido no final de cada etapa, e o prémio final, quando um ciclista é selecionado pelos membros do júri no fim do Tour de França, e recebe um troféu no pódio em Paris, juntamente como os outros vencedores da competição.

Além disso, o regulamento do Tour premeia diversas vezes em dinheiro ao longo das etapas, como em sprints intermediários, prémios de montanha, chegadas ao alto e muito mais, onde tradicionalmente uma parte dos prémios é dividida com a restante equipa de apoio.

Tour de França

O valor dos principais prémios:

Campeão do Tour – camisola amarela – 500 mil euros
Campeão da classificação de montanha – 108.700 euros
Campeão da classificação por pontos – 128 mil euros
Campeão da classificação de melhor jovem – 66.500 euros
Ciclista mais combativo final – 56 mil euros
Vencedor de etapa – 11 mil euros

Parceiros

Deixe uma resposta