Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail Almeirim – Rota do Vinho e da Sopa da Pedra

Um pouco de historia nunca fez mal a ninguém.

Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra… E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa… A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa, como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior… Assim se engrossou a sopa “de pedra”. Juntaram-se cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa.

Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal… para a sopa seguinte!

Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, em que a “pedra” é apenas o “pretexto”.

Trail de Almeirim

Trail de Almeirim a evolução

Desde a 1ª edição que vamos guardando a “pedra” para mais tarde voltar a juntar todos os ingredientes que tem feito do Trail de Almeirim um sucesso. E os números falam por si!

750 Atletas compareceram na 1ª edição em 2015, 1000 corajosos marcaram presença na 2ª edição em 2016

Para a 3ª edição do Trail de Almeirim em 2017, a 19 de Março, estamos novamente a preparar um menu especial.

Trail de Almeirim

3 Distancias, 3 Desafios no Trail de Almeirim.

Em todas elas com o objetivo de cimentar a boa prática desportiva.
Teremos a caminhada com sensivelmente 10 kms, o trail curto terá coisa para 18 kms e o trail longo, mais desafiante, os singelos 30 kms.

Mas em todas as distâncias terão subidas e descidas, picadas e parte pernas, trilhos rápidos e extasiantes.

Neste momento existe uma grande quantidade de eventos similares, pelo que os atletas cada vez mais selecionam as suas provas. São vários os fatores críticos para o sucesso destes eventos, dos quais podemos destacar, a publicitação, a facilidade de inscrição e organização das mesmas, a marcação dos percursos, os abastecimentos, os banhos, a refeição, brindes e o acolhimento realizado.

Sendo a equipa organizadora composta inteiramente por atletas, foram esses os nossos focos, tendo o evento obtido um bom feedback em relação a todos eles. Queremos assim manter ou ainda melhorar o que já por si foi excelente.

Trail de Almeirim

Um evento de atletas para atletas, é esse o nosso lema!

Para além do carácter desportivo e competitivo, pretende-se que envolva, não só os atletas inscritos, mas também toda a sua família e a população local.

E foi a pensar nesta envolvência que resolvemos, nesta edição, juntar tudo em apenas um só espaço.

O recinto escolhido para acolher os atletas será o Pavilhão Desportivo da Escola do 2 º e 3 º Ciclo de Fazendas de Almeirim.

Desde o levantamento de dorsais, bancas de produtos regionais, mostras de produtos desportivos relacionados com a modalidade, partidas e chegadas das 3 distâncias, massagens, banhos, almoços, entrega de prémios, musica, etc, tudo num uníssono perfeito.

E sabendo que a data escolhida é num dia especial (Dia do Pai), temos um presente para todas as crianças, e para os pais também naturalmente. Um espaço dedicado aos pequenos, enquanto os pais correm! Insuflável, pipocas doces, pinturas faciais, são algumas das diversões que irão entreter os mais regilas.

Tiago Aires
Tiago Aires

Tiago Aires o padrinho e Geisa Correia madrinha do evento

Para apadrinhar esta 3ª edição teremos o Tiago Aires (1º Português no Campeonato Mundial de Trail e vencedor de várias provas do Ultra Trail, Campeão Nacional de Trail 2016, 11 vezes campeão nacional de Elite de Orientação) e a Geisa Correia (apaixonada pelo Trail Running, Vegan e fundadora do famoso Blog Ela (e a Marmita).

E os Vassouras

Nas importantes funções de vassourar os nossos trilhos, entenda-se que a função de Vassoura é bastante importante, uma vez que os mesmos certificam-se que nenhum atleta fica para trás, teremos o carismático João Campos (detentor do Blog “Porque a Vida não é só Corrida”) e Sara Cordeiro, entusiasta da modalidade e atleta dos Scalabis Night Runners.

Juntando a eles, ainda teremos alguns convidados especiais, de forma a apimentar o evento, ou se quiserem a elevar a fasquia da competitividade, tais como o grande Luís Mota, a sorridente Carmen Henriques, o voador Fábio Fontoura, entre muitos outros.

Luís Mota
Luís Mota

Os ingredientes são simples, a preparação complexa, o resultado esperamos que divinal.

Inscrições para o Trail de Almeirim aqui.

Página do evento no facebook.

Bem-vindos à Lezíria Ribatejana!

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta