TRAIL DA AMIZADE CHALLENGE EXTREME A TUA AVENTURA

Foto: Organização

O Trail da amizade está de volta cheio de novidades, será já nos próximos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

A organização é do CAAS – Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda.

OPraticante.pt volta a ser parceiro média, numa parceria renovada na base da confiança e do trabalho desenvolvido ao longo das edições anteriores.

Trail da Amizade
Foto: Organização

O evento promete superar-se a si próprio nesta que será a sua 3ª Edição depois de 2 edições que excederam expectativas a todos quantos nelas participaram.

As inscrições estão já a decorrer sendo que a 2ª fase terminará já no próximo dia 1 de Novembro.

Um Trail que promete ser dos mais épicos do ano em Portugal.

Por isso, e porque é sem dúvida um verdadeiro hino ao Trail Running, à amizade e à animação, aproveitem já e inscrevam-se já.

Para saberem mais, convidamos a acompanharem o Trail da Amizade nas redes sociais (Facebook, Instagram e também no seu Canal do Youtube).

Inscrições

Evento

Instagram

Youtube

Leia também

TRAIL DA AMIZADE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA

Elementos da organização e o patrocinador principal do evento – Foto: Organização

O desafio do CAAS na promoção da sua região

Em 2022 o CAAS (Centro de Amizade e Animação Social – IPSS), os seus responsáveis e as suas “gentes”, assumiram e de que maneira o desafio de organizar um Trail Running.

A expectativa da organização era poderem contribuir para a promoção e divulgação da sua freguesia e da região de Sicó.

Uma região com condições absolutamente fantásticas para a prática da modalidade.

Mas também porque queriam demonstrar que Santiago da Guarda e as suas gentes são capazes de arquitetar e organizar provas desta envergadura.

Mas acima de tudo, capazes de receber e receber bem.

Trail da Amizade
Foto: Organização

Trail da Amizade tem-se apresentado ao país ao mais alto nível

Apesar de recente, o Trail da Amizade tem-se apresentado ao país ao mais alto nível:

quer pelo número de participantes anormalmente elevado para uma prova ainda com pouco historial (+1.200 inscritos em 2023);

quer pelo nível de excelência apresentado pela organização;

por todo o apoio logístico contando com a ajuda de +150 voluntários que o tornam possível;

e com o apoio de +100 entidades (empresas/ marcas de âmbito regional e nacional) que a nós se tem associado – e é a soma de todas estes esforços que fazem deste evento um sucesso.

Trail da Amizade
Foto: Organização

De entre todos os fatores que contribuem para o sucesso desta prova, gostamos de acreditar que o principal é mesmo o fator humano:

pela entrega e determinação dos voluntários do CAAS e pela mobilização absolutamente impressionante que se gerou em torno deste projeto.

No rescaldo do evento, logo mesmo no próprio dia da prova, o feedback e os testemunhos que os atletas foram fazendo chegar foram emocionando muitos daqueles que há semanas lutavam para que tudo corresse bem.

Tinham sido semanas e meses de muito trabalho e de muita luta, “pagos” pelos sorrisos e satisfação espalhada nos olhos daqueles que os escolheram para correr/ caminhar.

Porque é mesmo isso que move as gentes de Santiago da Guarda – de tudo fazer para que aqueles que nos visitam se sintam em casa…se sintam bem…acarinhados e com muita vontade de regressar!

Trail da Amizade
Foto: Organização

TdA está de volta e com novidades interessantes

Pois bem, o TdA está de volta e com algumas novidades interessantes para apresentar.

A organização acredita que ainda consegue inovar, melhorar e crescer (a expectativa é para 1.500 atletas vindos de todo o país e além fronteiras).

Ainda assim, continuar a acautelar a sua excelência e o nível de serviço e satisfação que tem conseguido proporcionar nas ultimas edições.

Foto: Organização

Garantido está já o facto de o TdA contar com:

3 distâncias a contabilizar para o UTMB Index (by UTMB World Series) e Circuito Internacional de Trail (ITRA);

2 distâncias a contabilizar para os Circuitos Distritais de Leiria (ADAL/ Federação Portuguesa de Atletismo);

e as 4 distâncias cronometradas inseridas nos Circuitos Nacionais de Trail (ATRP), destacando o Ultra e Jovem na Série 150 e o Longo e Sprint na Série 100.

Localmente, contará ainda para o 5º Campeonato Municipal de Trail de Ansião.

Trail da Amizade
Foto: Organização

Trail da Amizade Challenge Extreme – “uma prova só para rijos”

De resto, e desde logo quando se fala em novidades, importa destacar:

a aposta numa distância ULTRA, com o UTA – Ultra Trail da Amizade, que contará com +50km e ainda a figura TCE – Trail da Amizade Challenge Extreme que desafia os atletas a fazerem o UTA no Sábado (30/nov);

e o TLA – Trail Longo da Amizade (32km) no domingo dia 1/dez – como diz a Embaixadora do Trail da Amizade, a bem conhecida Inês Marques, “uma prova só para rijos”!!

Trail da Amizade
Foto: Organização

A organização prevê ainda, à semelhança daquilo que já fez na edição anterior para o TLA e TCA – Trail Curto da Amizade, Prize Money bastante convidativos também para o UTA e para aqueles que aceitarem o desafio do TCE, conforme já apresentado nas redes sociais do evento.

No caso do UTA, e bem demonstrativo daquela que está a ser a aposta do CAAS nesta distância, é interessante referir ainda uma outra novidade (pouco ou nunca vista em Portugal).

A organização está a propor: a entrega de T’shirts (segundo os mesmo, modelos únicos) a atletas (Masculino e Feminino) que consigam vencer ou superar-se nos desafios lançados pela organização (1ºs lugares – Champion; UTA 1º KM – Rapidus para os atletas mais rápidos no 1º km do percurso & Segmento Sicó – Dominator).

Miguel Arsénio – Foto: Organização

Os embaixadores e os padrinhos

Destaque também para o fato de os Padrinhos da edição transata, os bem conhecidos e atuais Campeões Nacionais Trail Ultra – Miguel Arsénio e Inês Marques – terem sido apresentados pela organização como “Embaixadores Trail da Amizade”, naquilo que é, acima de tudo, um gesto e o afirmar de uma amizade que se tem vindo a alimentar deste 2023 entre as partes e que ser irá perpetuar no tempo.

Já o Embaixador da Caminhada, Luís Jesus, mais conhecido por Lulis e mentor do Grupo “Não Interessa Como Interessa Ir” mantém-se nessa mesma qualidade.

Foto: Trail da Amizade

Para Padrinhos da edição TdA24 a organização convidou 2 jovens que, ainda que “recentes” na modalidade, dão já provas de que o futuro da modalidade em Portugal está garantido ao mais alto nível.

Para Padrinho o João Janeiro, um rapaz que, além de simpático e super divertido ao bom estilo alentejano.

É um atleta de Trail Running que está a dar passos muito consolidados na modalidade e já uma presença assídua em grandes provas e com grandes feitos.

Destaca-se em 2023 e logo à cabeça, a grande vitória na distância 19km no Trail da Amizade e a grande prestação e vitória no Ultra Trail Serra da Freita.

Já em 2024, destaque para a vitória no Sharish Monsaraz Natur Trail.

Foto: Organização

Para Madrinha da prova, a organização lançou o convite à Beatriz Aves que, além de dona de uma simpatia extraordinária, é uma conhecida atleta de Trail Running e também uma presença assídua em grandes provas em Portugal e além-fronteiras.

Atual Bi-Campeã Nacional de Trail Sprint, foi vencedora da Taça de Portugal 2020 tendo já representado Portugal, pela Seleção Nacional, nos mundiais de 2023.

Fresquíssimo Supermercados

O Fresquíssimo é um ponto de referência em Santiago da Guarda, promovendo a qualidade dos produtos e um forte compromisso com a comunidade local.

Com duas décadas de história, a sua dedicação em oferecer produtos frescos e de alta qualidade provenientes da região, além de apoiar a produção local, proporciona também aos clientes uma experiência de compra única e agradável.

O atendimento personalizado é também um ponto forte que faz toda a diferença no FRESQUÍSSIMO.

Um espaço onde os clientes se sentem acolhidos e valorizados, além de contar com o profissionalismo de colaboradores na escolha dos produtos.

O Fresquíssimo continuará a investir na sua relação com a comunidade e a manter a qualidade de seus produtos.

Assim, certamente continuará a ser um ícone na região, celebrando a cultura local e apoiando a economia de Santiago da Guarda.

É um exemplo de como o comércio local pode prosperar ao conectar-se com suas raízes e com as pessoas que o visitam.

Parceiros

Deixe um comentário