Trail da Costa Saloia “Todos guardaremos boas lembranças”

Ocorreu no pretérito dia 12 de março, o Trail da Costa Saloia, Trail este que já vai na sua 3ª edição, contando este ano com cerca de 700 inscritos.

Trail da Costa Saloia

A prova tem o seu início em Mucifal, pequena aldeia situada na margem direita do Rio das Maçãs (Ribeira de Colares), no Parque Natural de Sintra – Cascais, tendo sido sempre organizado pela União Mucifalense, clube dotado de excelentes infraestruturas, que mostrou mais uma vez a sua capacidade de trabalho, tendo todos nós que agradecer o trabalho voluntarioso, desenvolvido na organização desta excelente prova desportiva.

O dia teve um início nada auspicioso, mostrando-se bastante nublado e ventoso, no entanto como se costuma dizer com sol toda a gente corre. Com o desenrolar da manhã e demonstrando assim que o São Pedro estava do lado dos participantes, eis que embora de forma envergonhada começou a ser visível o azul do céu, adivinhando o esplendor de um dia que ainda tinha muito a prometer.

Relativamente à prova em si, esta teve a sua génese no campo de futebol do Clube organizador, local onde se juntaram várias centenas de atletas, que se dividiam pela prova de Trail de uns anunciados 23Km e pela caminhada de 10Km. Assim passados 5 minutos da hora prevista e depois de um aquecimento orientado por dois monitores, eis que se dá início à prova, a qual se estreou com uma pequena primeira subida em alcatrão, seguindo logo para trilhos bastante largos, passando também por alguns pontos que embora mais técnicos, não apresentavam dificuldade de maior.

Trail teve o seu ponto alto na ..

O Trail teve o seu ponto alto, na passagem pela arriba da zona de praias, que presenteou todos os participantes com paisagens idílicas, fazendo lembrar que o contacto com a natureza e estes pequenos momentos, são sem duvida um dos fundamentos de fazer o “sacrifício” de levantar cedo e enfrentar o esforço de uma corrida deste tipo, sempre com um sorriso nos lábios.

De acordo com a génese da prova, que não obstante a altimetria com um acumulado com cerca de 500 +, esta mostrou-se bastante rolante permitindo bons ritmos e consequentemente excelentes tempos finais, encontrando-se o percurso bem marcado com fitas sinalizadoras e nos abastecimentos nada faltava.

João Freire e Helena Silva os vencedores

Como resultados individuais na geral, temos no setor masculino, em 1º lugar João Freire do Clube Praças da Armada com o tempo de 1h47m33s, em 2º lugar Carlos Pacheco da Monsanto Running Team com 1h47m48s e a finalizar o pódio Pedro Marques também do Clube Praças da Armada com o tempo de 1h49m.

No sector feminino grande vitória para Helena Silva com o tempo de 2h16m, seguida de Patrícia Caldas com o tempo de 2h26m02s, ficando o 3º lugar para Paula Trindade do Clube Pumas do Guincho com o tempo de 2h26m53s.

Quanto à prestação dos atletas em representação de OPraticante.pt, esta culminou um excelente e honroso resultado de um 3º lugar por equipas, produto do esforço individual, respetivamente de António Tavares com um 15º lugar da geral e 8º no escalão com o tempo de 1h59m; de Vítor Franco com um 46º lugar da geral e 23º no escalão com o tempo de 2h12m; de Hélio Ribas Dias com um 50 lugar da geral e 6º no escalão com o tempo de 2h13m e de Luís Sousa com um 104º lugar da geral e 34º do escalão com o tempo de 2h27m.

“Todos guardaremos boas lembranças”

Como conclusão estão todos de parabéns, organizadores e atletas cuja simbiose e apoio mútuo, teve como desfecho obrigatório uma prova bastante agradável, da qual sem dúvida todos guardaremos boas lembranças.

Ps: Obrigado pelo banho de água quentinha, que chegou para todos.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Miguel Gaspar
Fotos: União Mucifalense

Parceiros